Com os resultados das eleições de 2024 finalizadas, o Partido Social Democrático (PSD) consolidou sua posição como o partido com o maior número de prefeitos no Brasil, alcançando um total de 891 prefeituras. Esse número representa um crescimento em relação ao primeiro turno, quando o partido já liderava com 878 prefeitos eleitos.
O resultado retira o MDB da liderança na administração das cidades brasileiras pela primeira vez desde a redemocratização, em 1988. O partido elegeu 864 prefeitos, ainda assim com aumento em relação a 2020, quando elegeu 793.
Em sequência no ranking de partidos com prefeitos eleitos está o PP (Progressistas) com 752 cidades conquistadas. O União Brasil e o PL (Partido Liberal) conquistaram, respectivamente, 583 e 516 prefeituras, enquanto o PT (Partido dos Trabalhadores) encerrou o pleito com 252 prefeituras.
Liderado pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab, o PSD foi criado em 2011 – apesar do nome, não é o mesmo partido suspenso pela ditadura ao qual o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi filiado.
Desde então, a sigla tem crescido exponencialmente eleição após eleição. No Governo Federal, a legenda emplacou ministros e foi parte da base de apoio dos governos de Dilma Rousseff (PT), Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Capitais conquistadas
Entre as principais capitais conquistadas pelo PSD estão São Luís (MA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), que juntas representam uma população de 11,8 milhões de brasileiros.
No segundo turno das eleições, realizado em 51 municípios, o PSD venceu em nove cidades, empatando com o MDB e o PL, que conquistaram seis cada. O PT, por sua vez, obteve vitórias em quatro cidades.