Política

Lula viaja à Índia e Coreia do Sul para assinar acordos sobre minerais críticos e inteligência artificial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou na manhã desta terça-feira (17) para visitar a Índia entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. A comitiva presidencial fará uma escala em Túnis, capital da Tunísia, prevista para 23h20, no horário de Brasília.

Nos dias 19 e 20, o presidente Lula participará, em Nova Delhi, da cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA) e de eventos relacionados à temática.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a cúpula dará sequência ao chamado ‘processo de Bletchley’, série de reuniões intergovernamentais sobre segurança e governança de IA.

Multilateralismo

No dia 21, o Itamaraty confirma que o mandatário brasileiro será recebido em visita de Estado pelo primeiro-ministro indiano.

Na reunião, Lula e Narendra Modi devem tratar dos atuais desafios ao multilateralismo e da necessidade de reforma abrangente da governança global, como a já debatida reforma do Conselho de Segurança das Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões.

Os dois líderes ainda terão a oportunidade de aprofundar a cooperação bilateral nas áreas de comércio, investimentos, defesa, aviação, tecnologias digitais, inteligência artificial, economia e finanças, transição energética, minerais críticos, saúde, acesso a medicamentos e indústria farmacêutica e cooperação espacial, entre outras.

Comitiva

O presidente brasileiro viaja à Índia acompanhado de uma comitiva de ministros de Estado, representes de instituições públicos e por uma missão de empresários brasileiros.

Antes de embarcar, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse em sua rede social, que serão priorizados acordos no setor farmacêutico para atrair investimentos, acesso a novos medicamentos e pesquisa pelo Brasil para garantir o acesso à população brasileira a medicamentos e à tecnologia da Saúde.

“Nossa missão na Índia, essa potência farmacêutica, terá três grandes focos: trazer cada vez mais produtos e tecnologias para o Brasil, vamos assinar várias parcerias [na área], conhecer a medicina tradicional indiana e visitar os hospitais inteligentes”, adiantou ministro da Saúde.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Lula aprova reajuste para servidores e veta penduricalhos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (17), o reajuste para carreiras do…

2 horas ago

Quem são os servidores investigados por vazamento de dados de ministros do STF

Servidores da Receita cedidos a outros órgãos foram alvo nesta terça-feira (17), de operação determinada pelo…

2 horas ago

Chefe do Comando Vermelho é preso ao usar documento falso durante atendimento em hospital

Um homem identificado como Marlisson Lopes Morais, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho, foi…

3 horas ago

Caso de Mpox é confirmado em Porto Alegre; autoridades reforça orientações

A Porto Alegre registrou mais um caso de Mpox em 2026. Segundo a Vigilância Epidemiológica,…

3 horas ago

Venda de cerveja cai e Virgínia é contratada pela Itaipava para promover bebida entre jovens

(Folhapress) A influenciadora Virgínia Fonseca, que estreia na noite desta terça-feira (17) como rainha da…

3 horas ago

IZA volta com namorado à Sapucaí um dia após assumir romance:“Estou feliz”

IZA falou pela primeira vez sobre a vida amorosa após os rumores com João Vitor…

3 horas ago

This website uses cookies.