Brasil

Lula sanciona lei que permite uso da ozonioterapia em todo o País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que permite a realização da ‘ozonioterapia’ em todo o País. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 7. A técnica controversa consiste na administração de oxigênio e ozônio diretamente na pele ou no sangue do paciente com o propósito de induzir ação analgésica e anti-inflamatória.

Embora esteja incluída no rol de práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2018, a técnica tinha a utilização restrita a tratamentos específicos na área odontológica. Contudo, nos últimos anos, a aplicação tem sido adotada por clínicas de estética, com a promessa de retardar o processo de envelhecimento. O Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta que a ozonioterapia “trata-se de procedimento ainda em caráter experimental”, que não possui reconhecimento científico para o tratamento de doenças.

Conforme a sanção, a técnica será autorizada como um procedimento de caráter complementar, e a lei estabelece algumas condições para aplicação. O tratamento só poderá ser realizado por profissionais de saúde de nível superior, devidamente inscritos nos conselhos de fiscalização profissional.

Além disso, a aplicação da terapia só será permitida por meio de equipamentos de produção de ozônio medicinal regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou órgão equivalente. Conforme a nova legislação, os profissionais responsáveis pela aplicação da ozonioterapia terão a obrigação de informar ao paciente que o procedimento é de caráter complementar, que não substitui tratamentos médicos convencionais.

O Senado havia aprovado o Projeto de Lei (PL) 1.438/2022, que permite a prescrição de ozonioterapia como tratamento de saúde complementar em todo o território nacional, no dia 12 de julho. Inicialmente, o texto original autorizava apenas médicos a aplicarem essa terapia. No entanto, os deputados modificaram o texto do Senado para permitir que profissionais da saúde de nível superior, incluindo farmacêuticos, também atuem na área.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

STF tem maioria para punir caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…

8 horas ago

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

11 horas ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

11 horas ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

16 horas ago

Previdência do Amapá é alvo de operação por aplicar R$ 400 milhões no Banco Master

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6)…

17 horas ago

Nova lei: Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com renovação automática de CNH

Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas…

21 horas ago

This website uses cookies.