Presidente Lula em entrevista ao Jornal Nacional — Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira (30), o projeto de lei que promove mudanças na legislação para endurecer o combate ao crime organizado no país. A legislação amplia a proteção de autoridades e servidores públicos envolvidos nessa área.
A nova lei classifica duas novas modalidades de crime relacionadas à obstrução de investigações e ações contra o crime organizado: “Obstrução de ações contra o crime organizado” e “Conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado”, com penas de reclusão de 4 a 12 anos, além de multa. A medida passou pela aprovação do Congresso Nacional.
A legislação também amplia a proteção a juízes, membros do Ministério Público, policiais e militares, inclusive aposentados, bem como a seus familiares, quando estiverem sob risco em razão do exercício de suas funções. A medida também amplia a proteção a profissionais que atuam nas regiões de fronteira.
O artigo 288 do Código Penal, que define o crime de associação criminosa, foi alterado. Quem solicitar ou contratar a prática de crimes a membros de uma associação criminosa poderá ser punido com a mesma pena prevista para os próprios integrantes (de 1 a 3 anos de reclusão, além da pena pelo delito solicitado).
O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…
A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…
Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…
Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…
Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…
Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…
This website uses cookies.