Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Palácio Itamaraty. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários de segundo turno das eleições de 2026 testados pela Genial/Quaest e divulgados nesta quinta-feira (3).
Os resultados favoráveis ao petista ocorrem mesmo com a popularidade de seu governo em queda. A mesma pesquisa da Genial/Quaest, que teve parte divulgada na quarta (2), mostrou que 41% dos brasileiros avaliam negativamente o governo, contra 27% que têm avaliação positiva.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais de quinta (27) até segunda-feira (31).
Vantagem de petista em relação a rivais cai; diferença para Tarcísio, que era de 26 pontos em dezembro, agora é de 6
No primeiro dos oitos cenários eleitorais testados na pesquisa, o presidente supera Jair Bolsonaro (PL) com 44% das intenções de voto, contra 40% do ex-mandatário. Essa é situação mais apertada para o petista se o pleito fosse hoje (a diferença se dá no limite máximo da margem de erro, quando um empate é considerado improvável).
Porém Bolsonaro, que virou réu sob acusação de liderar uma trama golpista, está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral. O levantamento não incluiu cenários de primeiro turno.
O segundo quadro mais apertado para Lula é contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), quando o presidente marca 44% ante 38%; e contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando o petista tem 43%, contra 37% do adversário.
Em janeiro, o cenário era de 43% para Lula contra 34% de Tarcísio. Em dezembro, a diferença era de 52% a 26%, respectivamente.
Outro governador incluído na pesquisa foi Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Nessa simulação, o presidente tem 42%, contra 35%.
Em um eventual segundo turno com o empresário Pablo Marçal (PRTB), Lula está com 44% das intenções de voto, e o autointitulado ex-coach com 35%.
Já o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) tem 34% das intenções de voto contra 45% de Lula.
O cenário com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também dá a dianteira a Lula (43% contra 31%). Comparado com pesquisa de janeiro, entretanto, o desempenho do governador melhorou. Na época, ele tinha 28% das intenções de voto contra 45% do petista.
- O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou, na última sexta-feira (25), o envio…
A separação de Carlinhos Maia e Lucas Guimarães tomou conta das redes sociais no último…
Uma mulher foi vítima de agressão dentro de um elevador, no último sábado (26), no…
Um casal de empresários foi encontrado morto no apartamento onde morava em Canela, na Serra do RS. Yasmin Schaefer…
O cantor Leonardo saiu da ‘lista suja’ do trabalho escravo neste mês de julho após…
A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (28), uma redução média de 14% nos preços do gás natural fornecido…
This website uses cookies.