
O presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto em todos os cenários de segundo turno das eleições de 2026 testados pela Genial/Quaest e divulgados nesta quinta-feira (3).
Os resultados favoráveis ao petista ocorrem mesmo com a popularidade de seu governo em queda. A mesma pesquisa da Genial/Quaest, que teve parte divulgada na quarta (2), mostrou que 41% dos brasileiros avaliam negativamente o governo, contra 27% que têm avaliação positiva.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais de quinta (27) até segunda-feira (31).

Vantagem de petista em relação a rivais cai; diferença para Tarcísio, que era de 26 pontos em dezembro, agora é de 6
No primeiro dos oitos cenários eleitorais testados na pesquisa, o presidente supera Jair Bolsonaro (PL) com 44% das intenções de voto, contra 40% do ex-mandatário. Essa é situação mais apertada para o petista se o pleito fosse hoje (a diferença se dá no limite máximo da margem de erro, quando um empate é considerado improvável).
Porém Bolsonaro, que virou réu sob acusação de liderar uma trama golpista, está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral. O levantamento não incluiu cenários de primeiro turno.
O segundo quadro mais apertado para Lula é contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), quando o presidente marca 44% ante 38%; e contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando o petista tem 43%, contra 37% do adversário.
Em janeiro, o cenário era de 43% para Lula contra 34% de Tarcísio. Em dezembro, a diferença era de 52% a 26%, respectivamente.
Outro governador incluído na pesquisa foi Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Nessa simulação, o presidente tem 42%, contra 35%.
Em um eventual segundo turno com o empresário Pablo Marçal (PRTB), Lula está com 44% das intenções de voto, e o autointitulado ex-coach com 35%.
Já o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) tem 34% das intenções de voto contra 45% de Lula.
O cenário com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também dá a dianteira a Lula (43% contra 31%). Comparado com pesquisa de janeiro, entretanto, o desempenho do governador melhorou. Na época, ele tinha 28% das intenções de voto contra 45% do petista.