Política

Lula leva ao Japão ao menos 17 políticos e 100 empresários para fórum empresarial em Tóquio

Lula leva ao Japão ao menos 17 políticos e 100 empresários para fórum empresarial em Tóquio

Em | Da Redação

Atualizado em

Lula leva ao Japão ao menos 17 políticos e 100 empresários para fórum empresarial em Tóquio
Lula leva ao Japão ao menos 17 políticos e 100 empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste sábado (22.mar.2025) ao Japão e ao Vietnã com uma comitiva de, ao menos, 17 congressistas, ministros, sindicalistas e outras autoridades. Será recebido com honras de chefe de Estado pelo imperador, Naruhito, e pela imperatriz, Masako, e terá reunião bilateral com o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba.

O petista convidou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e os seus antecessores nos comandos das duas Casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também foram convidados os líderes de partidos aliados. A comitiva acompanhará o presidente também na viagem ao Vietnã, na sequência da visita ao Japão. A volta está marcada para 30 de março.

Um dos objetivos da viagem do petista ao Japão é avançar nas negociações para a abertura do mercado japonês às carnes bovinas brasileiras. Um acordo neste sentido não deve ser anunciado durante a visita, mas espera-se que haja o compromisso de que uma missão sanitária japonesa visite o Brasil em breve.

Cerca de 100 empresários brasileiros e presidentes de associações participarão do Fórum Brasil-Japão, na 4ª feira (26.mar.2025), em Tóquio. Pelo lado do Brasil, o evento é organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Representantes da JBS, maior empresa de proteína animal do mundo, estarão na viagem. A companhia detém parte dos frigoríficos australianos que já exportam para o Japão.

O CEO da Embraer e outros executivos da empresa também acompanham a comitiva. Em fevereiro, a companhia aérea japonesa ANA (All Nipon Airways) anunciou a intenção de compra de até 20 aviões da fabricante brasileira para rotas domésticas no total de US$ 1,6 bilhão. Inicialmente, a encomenda é de 15 aeronaves E190-E2, com 100 assentos cada. É possível que outras 5 unidades do mesmo modelo sejam posteriormente compradas.

Deixe sua opinião