O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Canal Acauã-Araçagi, em Riachão do Poço, na Paraíba. A estrutura é a maior obra hídrica do estado e a segunda maior do Nordeste.
De acordo com o presidente, além de possibilitar a chegada de água para o abastecimento das pessoas, o projeto irá auxiliar no desenvolvimento agrícola do estado.
“Para dar cidadania às pessoas que moram no campo. Elas têm que produzir, vender, comer, e o governo brasileiro está tomando atitude. Se for necessário utilizar o [Programa de Aquisição de Alimentos] PAA, nós compramos alimento para distribuir em qualquer lugar do Brasil que as pessoas necessitam”, afirmou Lula.
Após o acionamento do sistema que irá distribuir água, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o canal irá viabilizar o abastecimento de 39 municípios, além de irrigar cerca de 16 mil hectares que serão utilizados para produzir alimentos com baixa emissão de poluentes. “Esse é um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica do Nordeste e o maior da Paraíba. Significa segurança hídrica, geração de emprego e renda, e produção de alimento com baixas emissões, e logicamente diminuição de desigualdades”, destacou.
O terceiro e último lote do empreendimento incluído no Novo PAC está em processo de preparação da licitação. Com cerca de R$ 580 milhões do Novo PAC em investimentos, o Canal Vertentes Litorâneas terá, ao todo, 130 km de extensão, com capacidade para transportar 10 m³/s captados no reservatório Acauã, que recebe águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF.
O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…
Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal morreu em um incêndio no hotel no…
A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do PIS/Pasep 2025 em 17 de fevereiro para…
A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…
O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…
O corpo do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, assassinado a tiros…
This website uses cookies.