Brasil

Lula e Bolsonaro se enfrentam nesta sexta no último debate antes do 2° turno

Embate entre candidatos será na noite desta sexta-feira (28)

Uma das campanhas políticas mais disputadas da história do Brasil terá o último momento decisivo para os dois candidatos à Presidência da República na noite desta sexta-feira (28/10), a partir das 21h30, no debate promovido pela Rede Globo.

Depois do embate televisivo, restará a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazer eventos para “cumprir tabela” no sábado (29/10) e esperar pela decisão dos 156 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros no domingo (30/10).

Os presidenciáveis protagonizaram, até aqui, disputa acirrada, na qual Lula até chegou a abrir vantagem nas pesquisas de intenção de voto em alguns momentos, mas viu o candidato à reeleição reduzir a diferença na reta final, deixando o pleito em aberto.

Na quinta (27/10), saíram dois levantamentos. A Atlas/Intel mostrou Lula com 53,2% dos votos válidos contra 46,8% de Bolsonaro. No Datafolha, o petista marcou 53% dos votos válidos, e o atual mandatário somou 47%.

Por estar em desvantagem nas sondagens, o presidente Jair Bolsonaro sabe que precisa partir para cima do adversário nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Beneficiado pelo sorteio prévio, que lhe deu a chance de abrir o debate, o candidato à reeleição pretende, segundo fontes de sua campanha, vai voltar a fustigar Lula com acusações no campo da corrupção. O titular do Palácio do Planalto também deve aproveitar seu tempo para reforçar promessas econômicas, como o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

A economia popular chega à reta final da disputa como tema central do debate político. O assunto agrada a campanha petista, que sofreu quando temas religiosos e morais estiveram mais em evidência. O destaque para o salário mínimo, porém, ironicamente nasceu do governo Bolsonaro, cujo Ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes, deixou se tornarem públicos planos como o divórcio entre os reajustes no salário mínimo e as aposentadorias da inflação oficial do ano anterior.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Fake news sobre Pix chegou a 87% dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal…

3 horas ago

Profissional do sexo é esquartejada por cliente após discutir por valor de programa; autor foi preso

Uma mulher de 44 anos, identificada como Rosane Vinck, foi morta e esquartejada no município de Medianeira,…

4 horas ago

Neymar diz que jogaria em 2002 no lugar de Rivaldo que rebate: “Certeza que não aconteceria”

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira, o ex-atacante Rivaldo respondeu a fala de Neymar…

4 horas ago

Cremepe investiga médicos que atenderam menina de 4 anos morta após ser internada na Unimed para tratar amidalite

O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta dos médicos que…

10 horas ago

Pernambuco registra primeiros casos de metapneumovírus em 2025 em duas crianças

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (17), o registro dos primeiros…

10 horas ago

Record não renova contrato e Luiz Bacci deixa a emissora após quase 15 anos

Após quase 15 anos trabalhando na Record, o apresentador Luiz Bacci anunciou nesta sexta-feira (17)…

11 horas ago

This website uses cookies.