Política

Lula diz que não reconhece vitória de Maduro e pede explicações

Presidente disse que ditador deve explicações ao Brasil e ao mundo e que não vai se comportar de 'forma apaixonada'

Em | Da Redação

Atualizado em

Lula diz que não reconhece  vitória de Maduro e  pede explicações
Legenda: Presidente Lula em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste e à Verdinha, na manhã de 20 de junho de 2024, em Fortaleza Foto: Thiago Gadelha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (15) que não reconhece Nicolás Maduro como vitorioso nas eleições da Venezuela e sugeriu um governo de coalizão ou mesmo um novo pleito como saídas para a crise no país vizinho.

“Ainda não [reconhece Maduro como vitorioso], ele sabe que está devendo explicação para a sociedade brasileira e para o mundo, ele sabe disso”, disse.

“Tem varias saídas, ou faz governo de coalizão, uma composição. Muita gente que não votou em mim e eu trouxe todo mundo para o governo. (…) Não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, quero resultados”, afirmou.

“Se ele [Maduro] tiver bom senso, podia tentar fazer conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições, estabelecer critério de participação de todos os candidatos, criar comitê eleitoral suprapartidário, que participe todo mundo e deixar que participem olheiros. O que não posso é ser precipitado e tomar decisão. Quero respeitar soberania dos outros países”, declarou.

Deixe sua opinião