Brasil

Lula assina decreto da TV 3.0, nova tecnologia para TV aberta que oferece melhor qualidade de imagem, som de cinema e recursos interativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que oficializa a TV 3.0. A novidade é chamada pelo ministério das Comunicações como o “futuro da televisão no Brasil”.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é TV 3.0?

A TV 3.0 é a nova geração da TV digital para canais da TV aberta e por assinatura. Ela irá integrar os serviços de internet à transmissão atual, uma evolução do serviço público televisivo.

O ministério das Comunicações promete trazer melhorias de imagem e som e maior interatividade com o espectador.

“Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução, e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de ‘som de cinema’, semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes”, anunciou o ministério das Comunicações.

Segundo o governo federal, buscou-se eficiência e robustez de transmissão, integração com a internet e diversas novas funcionalidades. Para melhorar o padrão de qualidade, os requisitos foram os mais altos possíveis.

A novidade possibilitará o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação. Com a tecnologia, as emissoras poderão oferecer conteúdos adicionais sob demanda, como séries e jogos.

O novo sistema também permitirá que o cidadão faça compras diretamente de seu televisor. A mudança abre outras possibilidades de geração de receitas às emissoras.

O governo considera que a TV 3.0 deve melhorar a comunicação pública, já que a minuta do decreto prevê a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital. O instrumento permitirá, futuramente, o acesso a serviços públicos diretamente pela televisão.

Como a TV 3.0 vai funcionar?

O acesso à TV 3.0 será via sinal aberto – ou seja, não será necessário internet.

No entanto, o componente interativo da TV 3.0 exigirá conexão com a internet. Os tipos de interação dependerão do provedor de conteúdo, mas, será possível, por exemplo, acessar e responder enquetes, escolher entre diferentes câmeras em um reality show, jogo de futebol ou realizar compras online dos itens apresentados na tela.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

13 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

18 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

18 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

19 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

19 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

19 horas ago

This website uses cookies.