Brasil

Lula abre enquete para população opinar sobre a volta do horário de verão

Lula realiza enquete no Twitter sobre volta do horário de verão no Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu enquete em seu perfil no Twitter para saber o que seus seguidores pensam a respeito de um possível retorno do horário de verão. Adotada em 1931 e utilizada ininterruptamente entre 1985 e 2018, a medida adiantava o relógio em uma hora e tinha como objetivo economizar o consumo de energia em vários estados do Brasil, aproveitando a duração maior da luz do dia.

O questionário foi aberto por Lula às 18h17 desta segunda-feira (7). “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”, perguntou o petista. Com mais de 1 milhão de votos até 21h10, 70,4% se mostraram favoráveis e 29,6% contrários.
Nas redes sociais, o ator Bruno Gagliasso pediu a Geraldo Alckmin (PSB), responsável pelo governo de transição, a volta do horário de verão. O vice-presidente eleito respondeu com um caderninho e um lápis, sugerindo que a solicitação havia sido anotada.
O horário de verão no Brasil foi encerrado em 25 de abril de 2019 por meio de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo argumentou ter consultado o Ministério de Minas e Energia e pessoas da saúde para tomar a decisão.
“As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais pra 15h, então não tinha mais a razão de ser [da permanência do horário], não economizava mais energia; e na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse Bolsonaro na ocasião.
Em 2022, o mesmo ministério pediu novos estudos sobre a realização da medida para avaliar se, com a popularização do uso de placas de energia solar, reduziria o uso de luz de outras fontes. Em setembro, porém, Bolsonaro descartou dar continuidade à discussão sob a justificativa de não ter tempo hábil para concluir as avaliações.
Na última edição, o horário de verão começou em 4 de novembro de 2018 e terminou em 16 de fevereiro de 2019. Dez estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e o Distrito Federal adiantaram o relógio em uma hora.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Virginia tira a roupa, ignora frio e posa de biquíni fio dental na neve: ‘sustentou o close’

Virginia mostrou que não aumenta a temperatura somente nas redes sociais, mas também no hemisfério…

1 hora ago

Lula diz que campanha de 2026 já começou: “Não vou permitir que este país volte ao horror que foi o mandato do nosso antecessor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a…

3 horas ago

MPPE recomenda realização de concurso para a Prefeitura de PE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Itapissuma, na Região Metropolitana do…

4 horas ago

Donald Trump toma posse nesta segunda (20) para segundo mandato cercado de superconservadores e magnatas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse para um segundo mandato em Washington nesta segunda-feira…

8 horas ago

Advogada suspeita de ligação com facção Bonde dos 40 vai para prisão domiciliar

A advogada Maysa Chrislayne de Assis Sousa Silva, presa em dezembro de 2024, investigada por…

8 horas ago

Bolsa Família de janeiro começa a ser pago nesta segunda (20); veja o calendário

O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal a partir…

9 horas ago

This website uses cookies.