Logo Folha de São Paulo
Brasil

Lucro bilionário do FGTS será distribuído até o final de agosto; veja quem tem direito e como sacar

Em | Da Redação com informações de Folha de São Paulo

Atualizado em

Lucro bilionário do FGTS será distribuído até o final de agosto; veja quem tem direito e como sacar
Caixa

A Caixa Econômica Federal distribuirá, até o final de agosto, o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a trabalhadores com contas vinculadas ao fundo. Os resultados são referentes ao ano de 2024 e divididos com quem tinha saldo em 31 de dezembro do ano passado.

A distribuição ajudará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cumprir decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de março de 2024 determinando que a correção do saldo não poderá ser menor do que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O FGTS rende hoje 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial) e, desde 2017, é feita a distribuição dos lucros. Para o Supremo, a correção é constitucional, mas o trabalhador não pode receber menos do que a inflação.

O lucro do Fundo de Garantia referente a 2024 ainda será divulgado. A previsão é que os detalhes saiam em breve, segundo a Caixa. Com isso, também será determinado o percentual distribuído e o índice de correção a ser aplicado às contas.

O índice precisa ser aprovado pelo Conselho Curador do FGTS, que tem como presidente o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e se reúne a cada dois meses. A próxima reunião está marcada para 24 de julho.

Nos últimos anos, as propostas da Caixa, gestora do fundo, para a distribuição do lucro têm sido aprovadas por unanimidade. Em 2024, foram distribuídos R$ 15,2 bilhões. O valor representou 65% do lucro total obtido em 2023, de R$ 23,4 bilhões.

O valor em real foi o maior já pago desde 2017. O maior percentual já distribuído foi de 99%, nos anos de 2022 e 2023.

Por lei, o pagamento do lucro deve ser feito até 31 de agosto, mas o conselho curador tem votado por antecipar os depósitos. Com isso, pode ser que os valores já sejam repassados em julho ou no começo de agosto.

Em nota, a Caixa diz que irá cumprir o cronograma legal. “O percentual relativo à distribuição dos lucros do FGTS de 2024 será definido pelo Conselho Curador até agosto 2025 e a distribuição dos resultados será creditada nas contas vinculadas do fundo até 31 de agosto de 2025”, diz para os trabalhadores que tinham saldo positivo em 31 de dezembro de 2024.

Deixe sua opinião