Entretenimento

‘Live shopping’: o método que fez Virgínia comemorar um faturamento de R$ 22 milhões em 13 horas

Profissionais entendem que o sucesso do modelo se dá porque ele é o que mais aproxima o consumidor da experiência de comprar em loja.

Em | Da Redação

Atualizado em

‘Live shopping’: o método que fez Virgínia comemorar um faturamento de R$ 22 milhões em 13 horas
Vírginia Fonseca, a sócia, Samara Pink, e o marido, Zé Felipe, nos bastidores de live shopping da marca “WePink” — Foto: Reprodução: Instagram/@virginia

A influenciadora Virgínia Fonseca diz ter faturado mais de R$ 22 milhões em apenas 13 horas para a sua marca de cosméticos, WePink, no último dia 16.

Isso usando um método que ganha cada vez mais espaço entre os empreendedores e influencers: o “live shopping”. Na tradução literal, esse termo significa “vendas ao vivo” e é exatamente isso o que acontece.

As marcas — representadas por seus funcionários, donos ou influenciadores — fazem transmissões ao vivo nas redes sociais e ali alavancam as vendas nos seus sites. É um evento bem mais barato do que se fosse presencial.

Mas o “live shopping” é para qualquer um? E tem que ficar 13 horas no ar? A pedido do g1, três profissionais que trabalham com esse modelo apontaram 5 pontos que um empreendedor precisa saber antes de apostar nele:

  1. o sucesso do “live shopping” é ele ser o que mais aproxima o “e-commerce” da experiência de uma compra em loja física: o vendedor demonstra o produto e tira dúvidas em tempo real, mas o cliente continua no conforto de casa;
  2. é ideal para vendas em larga escala: se não tiver estoque de um produto, não o divulgue ali;
  3. a chave do sucesso é ter um conteúdo interessante para o público da marca, mas incluir brindes ou cupons de desconto pode ajudar;
  4. convidar influenciadores (grandes ou pequenos) e outros parceiros aproxima o público e o deixa mais inclinado para comprar;
  5. por ser ao vivo, o método também é eficiente para identificar os pontos fortes e melhorias necessárias para a marca, de forma rápida;
  6. e, não: ficar 13 horas no ar não é obrigatório. Mas não pode ser nada muito “corrido”: uma hora de live é o ideal.

É um consenso de que não é necessário apresentar todos os produtos em uma única live, mas sim dedicar mais tempo aos itens escolhidos para aquele evento, de forma a tirar todas as dúvidas do público e convencer o cliente a comprar.

As lives podem ser realizadas dentro das redes sociais ou diretamente na loja online.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads