Brasil

Licença-paternidade: proposta de ampliação para até 30 dias pode ser votado na próxima semana

Com o apoio de parlamentares da esquerda e da direita, a proposta de ampliação da licença paternidade entrou no radar do governo no último mês, em mais uma aposta para recuperação de popularidade.

Após ajustes para redução do impacto orçamentário e avanço na discussão de medidas compensatórias, o texto deve ser votado na próxima semana.

A Frente Parlamentar Mista pela Licença-Paternidade, que tem como presidente a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e como vice-presidentes a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), atua pela ampliação dos cinco dias previstos na CLT para 60 dias. A mudança foi proposta em um projeto de autoria de 16 parlamentares da bancada feminina.

— Essa proposta tinha como um dos pilares centrais a defesa da família e, assim, buscamos apoio de bancadas religiosas, como a evangélica e a católica, e de parlamentares que já compreendem que a presença do pai fortalece o núcleo familiar — diz Tabata.

Urgência aprovada

Em julho, o projeto teve a urgência aprovada na Câmara, após um requerimento apresentado pelo líder do governo, José Guimarães (PT-CE), e teve a relatoria assumida pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE).

Em seu parecer, Campos sugeriu que o aumento gradual do tempo de licença fosse limitado a 30 dias, e não mais os 60 propostos inicialmente. Seriam 10 dias em 2027, 15 dias em 2028, 20 dias em 2029, 25 dias em 2030 e 30 dias a partir de 2031.

— A redução do tempo final para 30 dias foi feita porque há uma resistência que é, em parte, fiscal, e em parte cultural. Mas, ao conseguirmos ampliar a licença-paternidade, já teremos uma vitória importante — afirma Campos.

O relator também prevê que a proposta custará metade do previsto inicialmente. O custo seria de R$ 2,2 bilhões em seu primeiro ano de aplicação, chegando a R$ 6,5 bilhões no último.

O texto estabelece a criação de um “salário paternidade”, custeado pela Previdência durante o período de afastamento. Além disso, veda a demissão sem justa causa e dá flexibilidade para que o pai possa dividir o tempo em que permanecerá afastado, tirando, por exemplo, uma parte logo após o nascimento e o restante em até 180 dias.

Campos buscou um acordo com o Planalto, firmado no início deste mês, após a discussão de medidas compensatórias com o Ministério do Planejamento. O embarque do governo foi anunciado em um vídeo com animações e montagens publicado nas redes sociais.

“É mais tempo para estar presente, cuidar, viver de perto o começo da vida, e, o mais importante, para dividir todas as responsabilidades com as mamães”, dizia o post.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Casa pega fogo e duas crianças morrem em Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

4 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

4 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

8 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

8 horas ago

Morre menino de 13 anos atacado por tubarão em praia de Olinda

O adolescente de 13 anos que foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em…

9 horas ago

Seleção do Sisu 2026 preenche 271 mil vagas e atinge 99% de ocupação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do…

9 horas ago

This website uses cookies.