Brasil

Licença-maternidade estendida sancionada por Lula: entenda as mudanças

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (29), uma alteração na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) amplia em 120 dias a licença-maternidade das mães cujos filhos permaneçam por mais de duas semanas internados devido a complicações após o parto.

A licença-maternidade é um benefício assegurado pela Previdência Social, cuja duração básica é de 120 dias (cerca de 4 meses). O período pode ser contado a partir do 8º mês de gestação, 28 dias antes do parto ou na data do nascimento da criança, a depender das escolhas da mãe ou das circunstâncias do nascimento (em casos prematuros, por exemplo)

Outra novidade na lei é uma pausa na contagem dos dias da licença durante os dias em que a mãe, o bebê ou ambos estiverem internados. 

É importante destacar que algumas empresas já oferecem licença-maternidade estendida, geralmente de 180 dias, com os meses extras pagos pela própria empregadora. A medida do governo, no entanto, refere-se apenas ao benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

“A lei reconhece a dura realidade de mães cujos filhos necessitam de internação prolongada, frequentemente decorrente de nascimentos prematuros ou com complicações”, afirma a advogada Giane Maria Bueno, da Michelin Sociedade de Advogados.

E como solicitar a extensão da licença?

Giane Maria Bueno explica que já existiam outras formas de prorrogação da licença-maternidade. “No entanto, o ponto específico que esta lei aborda, a extensão devido a internações prolongadas da mãe ou do bebê, era uma lacuna ou uma questão que dependia de entendimento judicial”, diz.

“A trabalhadora deverá comunicar o departamento de recursos humanos da sua empresa e apresentar a documentação necessária. A empresa, então, ajustará a contagem da licença e do salário-maternidade e solicitará o reembolso ao INSS”, diz Bueno.

Como se trata de uma lei recente, é fundamental acompanhar os canais oficiais do governo para atualizações sobre como fazer a solicitação. Usualmente, há um serviço de prorrogação de licença-maternidade acessível na central 135 do INSS. Os departamentos de recursos humanos das empresas podem auxiliar no processo.

Documentos que deverão ser apresentados incluem:

  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante elaborado pela equipe médica de que a internação tem relação com o parto, feito por meio de relatórios médicos, atestados ou prontuários.
  • Formulário requerimento de prorrogação de licença-maternidade
  • Formulário comunicação de gozo de benefício previdenciário
  • Decisão da concessão do benefício do INSS (que pode ser obtida no site ou aplicativo do INSS).

Como solicitar licença-maternidade

As solicitações de licença maternidade são feitas individualmente pelas gestantes ao INSS. Para receber o benefício, é necessário estar regularmente empregada com registro na carteira de trabalho.

As solicitações são feitas através do aplicativo Meu INSS, disponível para download em dispositivos Android e iOS. Também é possível fazer pelo site do Meu INSS. Veja o passo a passo:

  • Clique em “Entrar com gov.br”.
  • Informe seu CPF e clique em “Continuar”.
  • Digite sua senha cadastrada no sistema gov.br e clique em “Entrar”.
  • Siga para Do que você precisa?
  • Digite: Salário-maternidade urbano
  • Escolha o benefício
  • Avance conforme as orientações

As etapas serão levemente diferentes se houver ou não certidão de nascimento do bebê já disponível. Ao final, a gestante vinculará seu pedido a uma unidade do INSS e confirmará as informações. Não é preciso se dirigir até a agência.

Em um prazo de até 45 dias corridos, a resposta será publicada. Você pode consultar o resultado pela opção “Consultar pedidos” dentro do site ou do aplicativo.

Caso haja dúvidas, é possível se dirigir a uma agência ou conseguir atendimento telefônico através da central 135.

Fonte: Isto é Dinheiro

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

10 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

16 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

16 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

16 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

17 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

17 horas ago

This website uses cookies.