Brasil

Leonardo sai da ‘lista suja’ do trabalho escravo após acordo: indenização de R$ 500 mil e contratar todos os trabalhadores com vínculo formal

O cantor Leonardo saiu da ‘lista suja’ do trabalho escravo neste mês de julho após acordo com o MPT (Ministério Público do Trabalho). O nome do sertanejo, que havia sido incluído no cadastro em 2024, foi retirado após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o órgão. Conforme publicado pelo site Repórter Brasil, compromisso foi firmado com o procurador Tiago Cabral, da Procuradoria do Trabalho de Luziânia (GO), e homologado pela Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos no dia 1º de julho. Dias depois, a Vara solicitou oficialmente a exclusão de Leonardo do cadastro mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Leonardo, cujo nome completo é Emival Eterno da Costa, havia sido responsabilizado por submeter trabalhadores — entre eles um adolescente de 17 anos — a condições análogas à escravidão em suas fazendas Talismã e Lakanka, localizadas em Jussara, no interior de Goiás. A fiscalização, feita em novembro de 2023, encontrou pessoas dormindo em casa abandonada, sem água potável, camas ou banheiro. O local era infestado por insetos e morcegos, além de ter um forte cheiro fétido, conforme o relatório da inspeção.

Segundo o TAC firmado com o MPT, Leonardo pagará R$ 500 mil por danos morais coletivos e assumiu uma série de compromissos, como contratar todos os trabalhadores com vínculo formal, manter um programa interno de integridade trabalhista, capacitar gestores sobre direitos trabalhistas, realizar auditorias independentes e cumprir normas de segurança no trabalho rural.

No pedido de homologação judicial, o MPT argumentou que o cumprimento do TAC torna ilegítima a manutenção do nome de Leonardo na ‘lista suja’ do trabalho escravo, pois os danos foram reparados de forma adequada. O órgão afirmou que manter sanções após o cumprimento de acordos viola princípios como segurança jurídica e boa-fé.

Ainda segundo o MPT, a exclusão não significa que o cantor esteja isento de culpa, mas sim que houve “regular reparação das consequências jurídicas, sociais e trabalhistas da infração”. A instituição destacou que há jurisprudência no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o mesmo entendimento.

A reportagem da Repórter Brasil, que revelou o acordo, tentou ouvir o MPT e o procurador responsável, mas ambos informaram que o caso corre sob segredo de Justiça. Também procurados, o advogado e a assessoria de Leonardo não se manifestaram até o fechamento da matéria. O Ministério do Trabalho e Emprego também não respondeu.

*Com informações do site Repórter Brasil

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

10 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

11 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

18 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

19 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

22 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

23 horas ago

This website uses cookies.