Política

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa de cuidados em nível hospitalar e pode seguir cumprindo pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, no Complexo da Papuda, conhecido como Papudinha. O ex-presidente foi transferido para a unidade em 15 de janeiro.

A perícia da PF afirma que o quadro clínico de Bolsonaro é estável e que, no momento da avaliação, não há indicação de encaminhamento de urgência nem de transferência para hospital penitenciário, desde que sejam mantidas as condições atuais de acompanhamento médico e assistência à saúde.

O documento foi produzido pelo Instituto Nacional de Criminalística e encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes havia pedido o laudo para a PF para analisar um pedido da defesa sobre eventual concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente.

Segundo o laudo, embora não haja necessidade de internação hospitalar imediata, o ex-presidente apresenta um quadro de “multimorbidade”, com doenças cardiovasculares, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas e neurológicas, além de histórico de cirurgias abdominais extensas.

“O histórico de queda recente e desequilíbrio direcionou a perícia para um exame neurológico cuidadoso. Dessa forma, foram encontradas alterações neurológicas no exame físico e aventadas hipóteses relacionadas com as demais informações coletadas do caso”, diz o texto.

Ainda de acordo com o documento, embora o ex-presidente apresente múltiplas comorbidades crônicas — como hipertensão arterial, apneia obstrutiva do sono grave, doença aterosclerótica, refluxo gastroesofágico, episódios recorrentes de pneumonia aspirativa, anemia ferropriva, sarcopenia e histórico de cirurgias abdominais extensas — essas condições estão sob controle clínico e não configuram, por si só, incompatibilidade com o ambiente prisional.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

10 minutos ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

5 horas ago

Previdência do Amapá é alvo de operação por aplicar R$ 400 milhões no Banco Master

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6)…

6 horas ago

Nova lei: Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com renovação automática de CNH

Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas…

10 horas ago

De auxílio-peru a auxílio-Iphone:Governo e Oposição apoiam decisão de Dino que suspende penduricalhos

Deputados e senadores se manifestaram por meio das redes sociais a favor da decisão do…

10 horas ago

Prazo final do Simples Nacional/MEI encerra nesta sexta (06)

Os microempreendedores individuais (MEIs) que foram desenquadrados do Simples Nacional e pretendem voltar ao regime em 2026…

10 horas ago

This website uses cookies.