Mundo

Justiça dos Estados Unidos anula tarifas de Trump e diz que foram ilegais

O Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos desferiu um duro golpe contra a política econômica do ex-presidente Donald Trump nesta quarta-feira (28), ao decidir que ele não tinha autoridade legal para impor tarifas unilaterais sobre produtos estrangeiros. Em decisão unânime, os juízes anularam as tarifas, considerando-as ilegais.

A sentença é resultado de duas ações judiciais: uma movida por um consórcio de cinco empresas e outra por um grupo de procuradores, segundo informações da emissora ABC News. Os advogados das empresas alegaram que a “suposta emergência” declarada por Trump era “fruto de sua própria imaginação”, argumentando que “déficits comerciais, que persistem há décadas sem causar danos econômicos, não constituem uma emergência”.

Os três juízes do colegiado foram enfáticos ao afirmar que apenas o Congresso detém autoridade constitucional para impor tarifas. Segundo os magistrados, não havia uma “ameaça incomum e extraordinária” que justificasse a ação unilateral do então presidente republicano. A Casa Branca informou que vai recorrer da decisão, conforme a agência Reuters.

A decisão judicial impacta diretamente a controversa política de tarifas de Trump, iniciada em 2 de abril, com a imposição de taxas sobre produtos de dezenas de países — incluindo o Brasil, que foi taxado em 10%. No entanto, uma semana depois, Trump anunciou uma pausa de 90 dias na aplicação das tarifas, com exceção da China.

Durante a guerra comercial com Pequim, os EUA aumentaram as tarifas sobre produtos chineses. Em 12 de maio, a Casa Branca anunciou uma nova taxa de 10% sobre diversos itens importados da China.

Mais recentemente, no domingo (26), Trump demonstrou novo recuo em sua política protecionista ao se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e prorrogar a suspensão das tarifas sobre a União Europeia até 9 de julho.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

9 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

18 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

18 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

18 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

19 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

19 horas ago

This website uses cookies.