Mundo

Justiça dos Estados Unidos anula tarifas de Trump e diz que foram ilegais

O Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos desferiu um duro golpe contra a política econômica do ex-presidente Donald Trump nesta quarta-feira (28), ao decidir que ele não tinha autoridade legal para impor tarifas unilaterais sobre produtos estrangeiros. Em decisão unânime, os juízes anularam as tarifas, considerando-as ilegais.

A sentença é resultado de duas ações judiciais: uma movida por um consórcio de cinco empresas e outra por um grupo de procuradores, segundo informações da emissora ABC News. Os advogados das empresas alegaram que a “suposta emergência” declarada por Trump era “fruto de sua própria imaginação”, argumentando que “déficits comerciais, que persistem há décadas sem causar danos econômicos, não constituem uma emergência”.

Os três juízes do colegiado foram enfáticos ao afirmar que apenas o Congresso detém autoridade constitucional para impor tarifas. Segundo os magistrados, não havia uma “ameaça incomum e extraordinária” que justificasse a ação unilateral do então presidente republicano. A Casa Branca informou que vai recorrer da decisão, conforme a agência Reuters.

A decisão judicial impacta diretamente a controversa política de tarifas de Trump, iniciada em 2 de abril, com a imposição de taxas sobre produtos de dezenas de países — incluindo o Brasil, que foi taxado em 10%. No entanto, uma semana depois, Trump anunciou uma pausa de 90 dias na aplicação das tarifas, com exceção da China.

Durante a guerra comercial com Pequim, os EUA aumentaram as tarifas sobre produtos chineses. Em 12 de maio, a Casa Branca anunciou uma nova taxa de 10% sobre diversos itens importados da China.

Mais recentemente, no domingo (26), Trump demonstrou novo recuo em sua política protecionista ao se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e prorrogar a suspensão das tarifas sobre a União Europeia até 9 de julho.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

20 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

20 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.