Logo Estadão
Pernambuco

Juiz pede reabertura de inquérito do acidente de avião que matou Eduardo Campos

Em | Da Redação com informações de Estadão

Atualizado em

Juiz pede reabertura de inquérito do acidente de avião que matou Eduardo Campos
Eduardo Campos

O juiz da 5ª Vara Federal Criminal de Santos, Roberto Lemos, solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer sobre o pedido de reabertura do inquérito do acidente aéreo que causou a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campo, em Santos, São Paulo, em 13 agosto de 2014.

De acordo com o jornalista, Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo a solicitação atende o pedido do advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo.

O requerimento enviado pelo juiz pelo posicionamento da PGR, ocorreu após a contestação de Antônio na 5ª Vara Federal de Santos. Pois segundo o advogado novos fatos foram apresentados e o Ministério Público Federal negou a reabertura.

O inquérito foi dado como inconclusivo sendo arquivado em 2019.  Antônio apresentou em junho deste ano um documento com 246 páginas sobre a aeronave 560XL da Cessna Aircraft. Esse era o modelo que Eduardo e equipe estavam no momento do acidente.

O irmão do político declara que nos documentos existe um “roteiro como chegar aos possíveis responsáveis” pelo acidente. Ainda na reportagem de Macedo, ele revela que Antônio acredita que a tragédia pode ter “indícios de assassinato”.

Entretanto o Ministério Público Federal em Santos negou a reabertura do processo. Com solicitação do Juiz Roberto Lemos, por uma posição, cabe a Procuradoria-Geral da República a responsabilidade de decidir a reabertura da investigação ou não.

Trajetória de Eduardo Campos

Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu no Recife no dia 10 de agosto de 1965 e estudou economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Começou na política sendo chefe de gabinete do avô Miguel Arraes em 1987, em 1990 se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Ainda em 1990 ele foi eleito deputado estadual e em 1994 deputado federal, permanecendo até 2007, se licenciando entre entre 2004 e 2005 para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia do governo Lula.

Eduardo foi governador de Pernambuco por dois mandados consecutivos entre de 2007 e 2014. No último ano o socialista entregou o cargo para se candidatar a Presidente da República. No dia 13 de agosto de 2014 enquanto viajava em campanha do Rio de Janeiro para Guarujá em São Paulo a aeronave caiu.

No acidente faleceram Eduardo, o fotógrafo Alexandre Severo, o assessor Carlos Augusto Filho, o piloto Geraldo Cunha, o piloto Marcos Martins, o cinegrafista Marcelo Lyra e o assessor político Pedro Valadares Neto.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads