
Um homem de 21 anos teve uma lesão grave nos rins após um treino intenso de membros inferiores, popularmente conhecido como ‘treino de pernas’. O caso foi publicado no periódico ‘Medicine’ por um grupo de médicos e pesquisadores da China.
O rapaz, que não teve sua identidade revelada, chegou ao pronto-socorro com histórico de dores nas pernas e presença de sangue na urina há cerca de dois dias. Ele afirmou aos médicos que as dores começaram depois de um treino intenso de pernas na academia e que ele não tinha nenhum problema prévio de saúde.
Os exames de sangue mostraram uma alteração severa na função renal do paciente, como um aumento significativo de creatinina e ureia. Ele foi diagnosticado com rabdomiólise causada por exercícios físicos. Segundo os médicos, a condição é rara, mas o aumento da popularidade da ‘cultura fitness’ indica um crescimento nos casos, sobretudo após aulas de crossfit e spinning, exercícios mais intensos.
Após pouco mais de uma semana de internação e hidratação contínua, o paciente teve uma boa recuperação e foi liberado para realizar o restante do tratamento em casa. Ele não precisou passar por diálise, mas a lesão no rim pode levar até um ano para se curar totalmente.
O que é a rabdomiólise
A Rabdomiólise é uma doença caracterizada pela destruição das fibras musculares e pode ser causada por exercícios intensos. À medida que os tecidos musculares são acometidos, o corpo libera substâncias na corrente sanguínea, afetando rins e sistema urinário. Isso leva aos sintomas como dores localizadas, febre e sangue na urina (apresentado por urina de cor marrom escuro).
No estudo de caso, os médicos alertaram para a necessidade de diagnóstico precoce e assertivo em casos semelhantes. “Os exercícios físicos são uma tendência global, e qualquer pessoa que participe de esportes pode desenvolver a doença. Para melhorar o prognóstico, esperamos que haja um consenso maior no diagnóstico e um sistema de prevenção mais eficaz no caso das lesões renais”, afirma a publicação.