O Itaú está alertando clientes sobre golpistas se passando por funcionários do banco. Segundo a empresa, os fraudadores entram em contato com os usuários para falar sobre supostos problemas de segurança.
O banco não informou se clientes tiveram prejuízos com a ação dos golpistas. O alerta, segundo o banco, faz parte do plano de conscientização da empresa para disseminar informações de prevenção a fraudes e golpes.
Além disso, o Itaú indicou que, caso algum cliente receba contatos em nome do banco com esse tipo de abordagem, deve denunciar o caso nos canais oficiais do Itaú, e deu orientações aos usuários para evitar transtornos:
- O Itaú nunca manda SMS falando de agendamento de transação e orientando a ligar numa central, caso não reconheça.
- O banco nunca entra em contato dizendo que a senha foi bloqueada e orientando como fazer o recadastramento;
- Nunca liga do número da central de atendimento ou agência alertando sobre transação suspeita; e
- Nunca orienta o cliente a transferir seus recursos para uma suposta conta segura e realizar transações para cancelar outras.