Brasil

INSS terá mutirão para perícias de concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC

Em | Da Redação

Atualizado em

INSS terá mutirão para perícias de concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC
Meta é reduzir espera para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC

 

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prepara um mutirão de perícias médicas para tentar diminuir a fila de espera por benefícios por incapacidade. Atualmente, há 562.440 pedidos aguardando a realização de exame médico pericial, segundo dados do instituto.

De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o mutirão deve começar em março, e tem como foco realizar atendimentos em regiões onde há maior espera, como em cidades de estados no Norte e Nordeste do país.

“Essa hoje é minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando. Vou enquadrar ela. Até dezembro estará em 45 dias. Até dezembro não quero ninguém fora do prazo máximo”, disse Lupi, em encontro com sindicalistas na sede da UGT (União Geral dos Trabalhadores) nesta sexta-feira (17).

O planejamento é possibilitar a estadia de peritos em localidades do interior de estados onde a demanda por perícias seja alta, fazendo com que os profissionais permaneçam por até 15 dias ou até zerar a fila.

Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), confirma que a categoria está em negociação com o Ministério da Previdência e diz que os profissionais aguardam as regras para dar início aos atendimentos.

“O mutirão é uma saída de emergência adotada em casos de extrema necessidade”, diz.

Com informações Folha de São Paulo

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads