Logo Agência Brasil
Brasil

INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º nesta sexta, 24

Segurados do Rio Grande do Sul recebem os pagamentos no primeiro dia do calendário

Em | Da Redação com informações de Agência Brasil

Atualizado em

INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º nesta sexta, 24
Fachada do prédio da Previdência Social em Brasília – Antonio Molina – 4.jan.22Folhapress

Começa nesta sexta-feira (24) o pagamento de benefícios aos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o calendário oficial, recebem primeiro os segurados com benefício com dígito final 1 e que recebem até um salário mínimo vigente (R$1.412). A segunda parcela da antecipação do 13º salário também seguirá o mesmo calendário, mas corresponderá ao valor deste benefício já descontados os valores do imposto de renda quando cabível.

Segundo o Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, “o pagamento dessa segunda parcela mostra o compromisso do presidente Lula com os aposentados, a economia e, acima de tudo, o respeito que ele e o ministro Carlos Lupi têm com uma parcela da população que tanto contribuiu para o Brasil e agora recebe o seu devido benefício. Além disso, essa antecipação, nesse momento, é muito importante porque as pessoas acabam tendo um recurso extra sem precisar lançar mão de empréstimos.”

Rio Grande do Sul

Devido aos desastres naturais ocorridos no estado do Rio Grande do Sul, os pagamentos aos segurados que recebem benefícios assistenciais e previdenciários que seriam creditados de 24 de maio a 7 de junho serão realizados no primeiro dia do calendário de pagamentos (24/05) enquanto durar a calamidade pública.

Segundo Geovani Batista Spiecker, Diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão Substituto, “O INSS tem acompanhado o trabalho dos bancos e estes estão empenhados no sentido de garantir atendimento aos beneficiários do instituto, com especial destaque para aqueles que porventura perderam seus documentos pessoais ou cartão bancário. A maioria dos beneficiários são correntistas e isso facilita a identificação na hora de efetuar o pagamento.”

Nos casos em que a agência bancária da localidade estiver fechada, recomenda-se que a pessoa verifique nos canais de atendimento do banco qual é unidade bancária alternativa ou mais próxima para atendimento. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil mobilizaram carretas para facilitar o atendimento.

Vale lembrar que será pago o valor da folha mensal + a segunda parcela do 13º salário, exceto para o BPC uma vez que esse benefício não gera direito ao abono anual.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads