As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão chegando ao fim. Os interessados em participar do exame e garantir sua chance de ingressar em universidades ou se beneficiar de programas educacionais têm até amanhã, dia 16 de junho, para realizar sua inscrição. O Enem é uma das principais avaliações educacionais do país e desempenha um papel fundamental no acesso ao ensino superior e em programas como o Sisu, ProUni e Fies.
O período de inscrições para o Enem 2023 teve início no dia 5 de junho e encerrará em 16 de junho. Os candidatos devem acessar o portal gov.br para se inscreverem. É importante não deixar para a última hora, pois após o prazo não será mais possível se inscrever.
As provas do Enem 2023 serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Os estudantes terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos em diferentes áreas, como Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
As inscrições do Enem 2023 são feitas pela Página do Participante, com o acesso disponibilizado a partir do dia 5 de junho. Para iniciar a inscrição, é preciso fazer login no portal gov.br, sistema que unifica os canais digitais do governo federal.
Caso você não tenha cadastro, o processo para criar uma conta é simples e pode ser feito pelo computador ou pelo celular. Depois, basta retornar à Página do Participante e se logar.
Na Página do Participante, serão solicitados alguns dados pessoais como CPF, data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade e endereço – com CEP. Quem não sabe o CEP de sua residência, pode descobrir o código por meio do site dos Correios.
Em seguida, para quem estiver fazendo seu primeiro acesso, será preciso criar uma senha. Com esta senha, junto ao CPF, será possível continuar acessando a Página do Participante para, posteriormente, consultar resultados e participar dos processos que usam a nota do Enem como critério de seleção.
O Enem disponibiliza recursos de acessibilidade durante as provas e, neste momento da inscrição, o candidato deve informar se precisa de algum atendimento específico no formato da prova, duração do exame ou na sala e mobiliário.
Caso informe que sim, o Enem disponibiliza acessibilidades para pessoas:
• Surdocegas, cegas, surdas, com baixa visão, visão monocular e com deficiência auditiva;
• Com autismo, deficiência intelectual, discalculia, dislexia e com déficit de atenção
• Com deficiências físicas
• Gestantes e lactantes
• Estudantes de Classe Hospitalar
• Também é possível selecionar uma opção referente a outros casos.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ressalta que pode exigir, a qualquer momento, documentos que atestem a necessidade da disponibilização dos recursos de acessibilidade solicitados. Há pena de eliminação do Exame caso sejam apresentadas informações falsas.
Esse é o momento dos estudantes escolherem qual será o idioma que fará parte da sua prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As opções são Inglês e Espanhol.
Para dar sequência à inscrição, o candidato deve informar qual é a sua atual situação com relação ao Ensino Médio. As opções são:
• Já concluí o Ensino Médio
• Estou cursando a última série/ano do Ensino Médio
• Estou cursando o Ensino Médio, mas não estou na última série/ano
• Não estou cursando e não concluí o Ensino Médio
Caso o candidato não esteja cursando o Ensino Médio ou, então, não esteja no último ano, poderá participar do Enem 2023 apenas como treineiro. Neste caso, o Exame será aplicado para fins de treinamento e as notas não poderão ser usadas para os programas do governo.
Nesta etapa, a pessoa também terá que informar se estudou ou estuda em escolas públicas ou particulares. Também haverá um campo para informar se a certificação do Ensino Médio foi obtida por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Um dos últimos passos para a inscrição no Enem 2023 é preencher um questionário socioeconômico. Costumam ser cerca de 20 perguntas que buscam mapear o perfil econômico e social do candidato e de sua família. Há questões sobre a renda familiar e itens que a pessoa tem acesso, por exemplo.
Na sequência, o estudante deve informar contatos telefônicos e um e-mail. Também há um campo para que seja escolhida a cidade em que a pessoa quer realizar sua prova. Essa cidade não pode ser alterada após as inscrições.
Vale ressaltar que não é possível escolher o local exato (como uma escola ou universidade) em que se tem interesse de realizar o exame. Essa informação é disponibilizada posteriormente, a partir da cidade que foi indicada.
Até 2022 o sistema de inscrição apresentava duas opções de provas, a impressa e a digital. Ambas seriam aplicadas no mesmo dia e horário. Porém, em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que não haverá mais a versão digital do Enem.
Por fim, o candidato deve confirmar seus dados, finalizar a inscrição e realizar o pagamento de uma taxa. Em 2022, o valor foi de R$ 85, com opções de pagamento via boleto, Pix e cartão de crédito.
A confirmação da inscrição do Enem 2023 para pagantes acontece após a confirmação do pagamento. Caso a taxa não seja paga, a inscrição será cancelada.
Para os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Enem, também é necessário se inscrever. O prazo para pedir a isenção terminou no dia 28 de abril.
– 5 a 16 de junho – Inscrições
– 5 e 12 de novembro – Aplicação Enem 2023
– 12 e 13 de dezembro – Aplicação Enem PPL 2023
– 16 de janeiro de 2024 – Divulgação dos resultados
O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com…
Um crime ainda cercado de mistério. O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32…
O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com medidas de incentivos…
A ex-banheira do Gugu, Luiza Ambiel, de 52 anos, escolheu um fã para gravar vídeos…
Uma pesquisa de opinião pública divulgada nesta segunda-feira, 13, mostrou que o prefeito de Recife, João…
Jair Bolsonaro está apostando todas as suas fichas contra a popularidade de Lula nas mudanças do Pix. Na…
This website uses cookies.