Brasil

Inmet faz alerta de risco de temporal em quase todo o país; veja estados

Ao todo, quatro avisos de chuvas intensas estão em vigor, com diferentes variações de intensidade

Em | Da Redação

Atualizado em

Inmet faz alerta de risco de temporal em quase todo o país; veja estados
Chuvas

Durante este verão de 2024, marcado por uma onda de calor implacável que elevou as temperaturas em vários estados, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas nesta segunda-feira (18) devido à previsão de chuvas intensas em grande parte do país. Esses avisos permanecem em vigor até as 10h da manhã de terça-feira (19).

QUATRO AVISOS DE ALERTA: Ao todo, quatro avisos foram emitidos para chuvas intensas, dois de perigo e dois de perigo potencial, com variações de intensidade. O alerta laranja de “perigo” abrange os seguintes estados, onde o volume total de chuva pode atingir até 100 mm em 24 horas, acompanhado por ventos de até 100 km/h:

Amazonas
Pará
Rondônia
Mato Grosso
Amapá
Tocantins
Maranhão
Piauí
Ceará
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
MAIS ALERTAS: Além disso, o Instituto emitiu um alerta para áreas no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, prevendo tempestades com risco de queda de granizo. Já para as algumas áreas das unidades da federação abaixo, o Inmet emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” (são locais em que o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h).

Amazonas
Roraima
Pará
Amapá
Rondônia
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Goiás
Maranhão
Piauí
Ceará
Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Minas Gerais
Espírito Santo
Rio de Janeiro
Paraná
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
São Paulo
ENTENDA OS AVISOS DO INMET: O instituto classifica seus alertas meteorológicos utilizando as cores amarelo, laranja e vermelho.

🟡 Alerta amarelo – Nessa classificação, indicativa de ‘perigo potencial’, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada por ventos de 40 a 60 km/h. O risco é baixo de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

🟠 Alerta laranja – Essa classificação indica um alerta de ‘perigo’. Prevê-se um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, acompanhado por ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há um risco real de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

🔴 Alerta vermelho – Essa classificação indica a previsão de ‘grande perigo’. Prevê-se um volume de chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Existe um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas vulneráveis a tais eventos.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads