O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuva significativos em grande parte do país até a próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro. Por isso emitiu alertas para 23 dos 27 estados do país, sinalizando para o perigo de chuvas intensas.
Seguindo uma escala de risco, houve a atribuição dos seguintes alertas:
- Alerta vermelho (chuvas, riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e de deslizamentos de encostas) – cinco estados;
- Alerta laranja (corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas) – dezoito estados.
Estados em alerta vermelho
Os estados com alerta vermelho são Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina, estão sob alerta vermelho, com a possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
O maior risco se concentra am áreas onde há rios, que podem transbordar, e encostas, que estão sob risco de desabamento. As informações são do G1
Estados em alerta laranja
Dezoito estados estão sob alerta laranja. São eles: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Sergipe, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí, Tocantins.
O alerta laranja é o segundo na escala de atenção, sendo o amarelo o primeiro, que representa apenas o risco em potencial. O laranja é emitido quando há previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado.