Brasil

Imposto de Renda 2025: Perdeu o prazo? Veja como declarar atrasado

Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda 2025 até a última sexta-feira, 30 de maio, ainda pode regularizar a situação, mas terá de arcar com multa. A penalidade é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com cobrança mínima de R$ 165,74. O valor pode chegar até 20% do total do imposto.

O envio fora do prazo é feito normalmente, mas a Receita Federal gera automaticamente o boleto da multa ao final do processo. Para declarar em atraso, é preciso ter uma conta Prata ou Ouro no portal Gov.br. O contribuinte pode escolher entre baixar o programa no computador ou usar a versão online da declaração diretamente pelo site oficial.

Como declarar em atraso

Para preencher a declaração, acesse o site da Receita Federal, vá até a aba “Programas” e clique em “Imposto de Renda (DIRPF)”. No computador, baixe e instale o programa, clique em “Entrar com Gov.br”, escolha a opção “Nova” e inicie a declaração a partir da versão pré-preenchida.

Pelo celular, o processo é semelhante, com a opção de baixar o aplicativo correspondente ao sistema operacional. Também é possível declarar diretamente no portal e-CAC, acessando com o login Gov.br, selecionando o ano de exercício e a opção “Pré-preenchida

Passo a passo do preenchimento

Na aba “Titular”, os dados são automaticamente preenchidos com base no CPF. Na seção de “Rendimentos”, é importante revisar e confirmar os dados informados pelas fontes pagadoras. No campo “Pagamentos ou Doações”, inclua todas as contribuições realizadas em 2024.

A parte de “Patrimônio” deve refletir os bens e dívidas do titular e dos dependentes até o final do ano. Após preencher tudo, o contribuinte deve escolher entre o desconto simplificado ou legal e verificar se há imposto a pagar ou restituir. Se houver valor a receber, é necessário informar conta bancária ou chave PIX.

Erros, avisos e envio

Antes de concluir, o sistema pode apontar erros ou avisos. Erros impedem o envio e precisam ser corrigidos. Avisos não bloqueiam o processo, mas indicam campos opcionais em branco.

O envio da declaração é feito somente pela internet, mas o sistema fica fora do ar entre 1h e 5h da manhã. Declarar o quanto antes, mesmo com atraso, é a melhor forma de evitar complicações com a Receita Federal.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.