Brasil

Homem pede para não ser solto e jantar na prisão após passar fome na rua

Homem pede para não ser solto e jantar na prisão após passar fome na rua

Um rapaz de 20 anos surpreendeu uma juíza e um promotor da cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, ao pedir para ficar preso por mais algumas horas, para que pudesse jantar na cadeia.

Luan Vitor da Silva foi preso em flagrante pelo roubo de um celular na madrugada do sábado (4). Ele não tinha antecedentes criminais e foi solto no dia seguinte após audiência de custódia.

Após o término da audiência, por volta das 16h, Luan surpreendeu a todos pedindo para continuar no Presídio Municipal de Santa Luzia até a hora do jantar, que é servido por volta das 18h. O jovem, que faz bicos como servente de pedreiro, alegou que passava fome havia dias.

Segundo o promotor Luciano Sotero Santiago, do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), a fala do rapaz foi “emblemática”.

“Ele pediu de forma muito espontânea, muito sincera, para não ser solto porque queria jantar”, relatou o promotor ao UOL. “Ele falou: ‘Excelência, deixa eu ficar preso até o jantar? Estou com fome, tem dias que eu não como'”.

A juíza Elâine de Campos Freitas, da Comarca de Santa Luzia, tranquilizou o réu, afirmando que o alvará de soltura demoraria algumas horas para sair e que ele poderia jantar.

De acordo com Santiago, a prática da Justiça brasileira em casos como o de Luan, que responde agora em liberdade ao artigo 157 (roubo), é manter a prisão.

“No caso do Luan, ele utilizou uma pequena faca para subtrair um celular. Em regra, ele ficaria preso, mas eu cumpri o que está na Constituição. Não se pode cumprir pena antecipada antes de o processo ser julgado. E há evidências de que o roubo foi praticado em razão de fome”, afirmou o promotor.

A juíza também solicitou que o rapaz, que aparentou problemas psiquiátricos, fosse encaminhado para a Secretaria de Saúde do município para receber acompanhamento médico.

O jovem relatou ter problemas para dormir, aparentou “não ter muito discernimento”, um “olhar distante e fala oscilante”, segundo o promotor. “A gente não sabe se ele está em sofrimento psíquico e qual seria o tratamento adequado”, afirmou

“Ou seja, ele precisou ser preso para conseguir acesso a comida e tratamento médico”, disse Luciano Sotero Santiago, promotor de Justiça

Segundo Santiago, o rapaz é pardo, de “constituição corporal frágil” e não deixou claro se vive em situação de rua. Ele deu um endereço onde mora o pai, mas afirmou que dorme em outro endereço, onde consegue os bicos como servente de pedreiro.

“É muito triste que a falta de perspectiva coloque jovens como o Luan diante de um dilema como esse. Desejar estar preso, ainda que em condições precárias, com celas mofadas e superlotadas, para poder ter cama, comida e teto”, afirma o promotor.

“Me pareceu que estar preso, para ele, era um alívio. Ele estava no limite da fome. Se continuasse preso, as chances de ele ser cooptado pelo tráfico ou sofrer abuso sexual lá dentro são muito grandes. Ninguém sai de lá bacana

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Enfermeira de 31 anos morre após acidente enquanto ia para o trabalho na BR-060

A enfermeira Natália Carla Alves, de 31 anos, de Rio Verde,GO, que morreu após acidente na…

11 horas ago

CNH terá renovação automática e gratuita para ‘bom condutor’, anuncia ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

11 horas ago

Cinema Brasileiro: ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados no Globo de Ouro a melhor filme e ator

O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme…

13 horas ago

Farmacêutica de 38 anos é morta a facadas pelo ex-marido na frente da filha do casal de 11 anos

A farmacêutica Daniele Guedes, de 38 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, Cristian Antunes,…

14 horas ago

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

16 horas ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

19 horas ago

This website uses cookies.