Mundo

Homem descobre que viveu com irmão dentro do corpo por 36 anos

O jornal britânico “Daily Star” divulgou um caso extremamente raro nesta semana, o fenômeno conhecido por especialistas como “feto in fetus”, de um homem indiano chamado Sanju Bhagat. O acontecimento trata-se de uma condição rara, que ocorre em apenas 1 a cada 500 mil nascimentos. Uma das principais explicações é que o gêmeo parasita surge como um feto normal, que compartilha a placenta com o irmão, como em qualquer outra gravidez. Mas, depois de um tempo, é “envolvido” pelo companheiro.

O indiano de Nagpur, cidade do centro da Índia, ganhou destaque pelo tamanho de sua barriga desde a infância, sendo motivo de piada e curiosidade por muitos onde vivia. No entanto, apenas na década de 90 que Sanju Bhagat descobriu a condição surpreendente, chocando até mesmo os médicos que o atenderam. Apelidado de “homem grávido”, o homem trabalhava em uma fazenda para sustentar a família e mesmo que não houvesse fartura de comida, a barriga não parava de crescer.

Até que em 1999, sua respiração foi atingida já que seu estômago estava pressionando o diafragma. Ao procurar atendimento médico e a principal suspeita ser de um grande tumor, foi descoberto que um corpo humano fazia morada em sua barriga. O feto se desenvolveu dentro dele por 36 anos. Surpreso, Sanju Bhagat preferiu não ver o feto que o hospedou por tanto tempo. O indiano continua trabalhando como antes, mas agora com a curiosidade sobre sua barriga já sanada.

Irmão parasita

Na condição rara, o irmão absorvido se torna um parasita, pois usa o suprimento de sangue do gêmeo hospedeiro para sobreviver. Nos casos de Feto in Fetus (FIF), o feto não possui os órgãos necessários para sobreviver sozinho, além de ameaçar a vida do irmão por “roubar” os recursos nutritivos compartilhados entre mãe e bebê por um único cordão umbilical.

Além da paciente indiano, apenas oito outros casos foram registrados em adultos, sendo a pessoa mais velha diagnosticada com 47 anos. Muitas vezes, casos como esse são, na verdade, teratomas – tumores compostos por vários tipos de tecido, como cabelo, músculos, dentes e ossos. Os sintomas são principalmente inchaço e dor no local. O tratamento é cirúrgico e, em episódios mais raros, o tumor pode ser maligno.

*As informações são do Portal MeioNorte.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

STF tem maioria para punir caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…

14 horas ago

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

18 horas ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

18 horas ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

22 horas ago

Previdência do Amapá é alvo de operação por aplicar R$ 400 milhões no Banco Master

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6)…

23 horas ago

Nova lei: Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com renovação automática de CNH

Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas…

1 dia ago

This website uses cookies.