Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta quinta-feira (28) que o Brasil está no início de um ciclo de crescimento econômico, enquanto a economia mundial entrou em uma desaceleração sincronizada.
A avaliação do ministro destoa das projeções do mercado e de instituições multilaterais. O FMI (Fundo Monetário Internacional) projeta desaceleração da economia mundial de 3,2% de crescimento neste ano para 2,9% no próximo. Para o Brasil, o crescimento passaria de 1,7% para 1,1% —pior que o desempenho global.
Em entrevista ao programa Daybreak Australia, da TV Bloomberg, Guedes disse que a retração da economia dos EUA, que registrou dois trimestres seguidos de queda, é um problema que, infelizmente, vai continuar por um longo tempo, pois os bancos centrais das economias centrais estão muito atrás da curva de juros no combate à inflação.
O ministro, no entanto, vê o país como um dos mais preparados para enfrentar o momento, afirmando que a moeda brasileira foi uma das que menos perderam valor em relação ao dólar neste ano. “Nós estamos resistindo”, disse.
Questionado sobre a situação das contas públicas, Guedes disse que o Brasil é uma das poucas economias que estão em equilíbrio fiscal, pois registra superávit primário atualmente.
Em relação aos preços elevados das commodities, fator que tem ajudado no crescimento da economia e a engordar o superávit primário, o ministro afirmou que a inflação irá perdurar por mais tempo do que se imagina e que os preços das commodities não vão cair, apenas vão para de subir por um tempo, ressaltando que o Brasil tem uma economia muito diversificada.
Da redação do PortalPE10, com informações do Folha de São Paulo.
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
This website uses cookies.