Brasil

Grávidas na mira: EUA avisam que vão barrar visto de brasileiras interessadas em fazer parto em solo americano

Em | Da Redação

Atualizado em

Grávidas na mira: EUA avisam que vão barrar visto de brasileiras interessadas em fazer parto em solo americano
UA alerta: grávidas que viajam perto do parto podem ter visto negado (Reprodução)

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou, nesta quinta-feira (14/8), um alerta direcionado a brasileiras grávidas interessadas em viajar ao território norte-americano com o objetivo de realizar o parto no país. Segundo a nota, tal prática não é permitida pelas autoridades consulares norte-americanas.

De acordo com a publicação oficial feita na rede social X, a embaixada ressaltou que os oficiais consulares estão autorizados a negar o visto de entrada caso identifiquem que o principal motivo da viagem seja dar à luz nos Estados Unidos, visando a obtenção da cidadania americana para o recém-nascido.

“Negaremos seu visto se acreditarmos que o seu principal objetivo de viagem é dar à luz nos Estados Unidos ou obter a cidadania americana para o seu filho”

Destacou o comunicado

A legislação dos Estados Unidos prevê que crianças nascidas em território americano adquirem automaticamente a cidadania do país. Contudo, as autoridades têm intensificado a fiscalização para coibir viagens motivadas exclusivamente por esse propósito.

Além do nascimento em solo americano, outra forma de brasileiros obterem a cidadania dos Estados Unidos é por meio da residência permanente, conhecida como green card, pelo período mínimo de cinco anos, ou três anos no caso de casamento com cidadão americano.

Após esse prazo, o interessado pode solicitar a naturalização, processo que exige o preenchimento de formulários, realização de testes de inglês e civismo, além da comprovação de bom caráter moral.

A embaixada reforçou que o cumprimento das normas de imigração é obrigatório e que tentativas de fraudar o sistema podem resultar em sanções e recusas de visto.

Fonte: Metrópoles

Deixe sua opinião