Brasil

Governo vai exigir biometria para benefícios e recadastramento mais frequente, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que os beneficiários de programas sociais terão de fazer biometria e passar por um processo mais frequente de recadastramento.

Segundo ele, as medidas —que integram o pacote de ajuste nas contas públicas— são um esforço para sanear a situação do cadastro de vulneráveis e corrigir a existência de perfis incompatíveis com os benefícios.

Haddad afirma que parte das medidas já foi, inclusive, anunciada no meio do ano. Mas que agora elas serão ampliadas em virtude da situação observada desde então.

“É muito claro que vamos ter que passar a limpo, num prazo menor do que o anunciado em julho, o conjunto de medidas saneadoras do cadastro dos grandes programas sociais. Então todo mundo vai ter que passar por biometria, de todos os programas”, afirmou.

“E os prazos de recadastramento serão encurtados por lei para que seja corriqueiro esse acompanhamento, à luz do que foi encontrado de julho para cá em relação à não aderência da pessoa cadastrada com o perfil previsto para o programa social específico. Tem muita incompatibilidade que precisa ser corrigida”, disse.

Haddad afirmou ainda que há uma indústria de decisões judiciais hoje na concessão do programa de assistência social, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Essa indústria de liminares precisa ser contida. Não se trata de tirar diretos”, disse Haddad.

Segundo ele, as medidas estabelecerão critérios legais claros que darão mais conforto ao governo na certeza de que o BPC vai chegar a quem tem direito. Numa mesma família, a renda de um benefício volta a contar para acesso a outro benefício.

Haddad destacou que o orçamento deste ano para o BPC extrapolou em R$ 7 bilhões.

O ajuste no BPC estabelece os seguintes critérios para contar no acesso ao benefício: renda de cônjuge e companheiro não coabitante e renda de irmãos, filhos e enteados (não apenas solteiros) coabitantes; atualização obrigatória para cadastros desatualizados há mais de 24 meses e para benefícios concedidos administrativamente sem CID (Código Internacional de Doenças.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

2 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

11 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

11 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

11 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

11 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

11 horas ago

This website uses cookies.