Brasil

Governo torna obrigatória distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor

Em | Da Redação

Atualizado em

Governo torna obrigatória distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor
Fãs na fila para o show de Taylor Swift no Rio — Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou nesta quarta-feira (22) uma portaria que obriga a distribuição gratuita de água em eventos realizados em dias com altas temperaturas.

A medida, tornada pública por meio do Diário Oficial da União, vale por 120 dias, e já havia sido anunciada no sábado (18) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Na justificativa, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que o objetivo é proteger a “saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos especialmente expostos ao calor, em períodos de alta temperatura”.

A obrigatoriedade da distribuição de água virou regra em função da morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na sexta (17). Ana Benevides tinha 23 anos e passou mal durante a apresentação.

Mais de mil fãs foram atendidos na sexta, dentro do Engenhão. Muitos outros passaram mal do lado de fora, à espera da abertura dos portões. A produção proibiu a entrada de qualquer recipiente com líquido. Dentro, os fãs não encontraram postos de venda de água. A apresentação da cantora no sábado foi transferida para segunda (20) por causa de novo pico de calor.

Deixe sua opinião