
O governo publicou uma portaria com a lista de feriados e dias de ponto facultativo em 2026. O calendário foi divulgado na última edição do Diário Oficial da União.
Ao todo, 2026 terá 10 feriados nacionais, sendo que 9 cairão em dias úteis. Esse é um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas ao longo do ano.
Sete dessas datas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.
⚠️ As chances de feriadões, no entanto, podem ser ainda maiores.
Além dos feriados que já coincidem com o início ou o fim da semana, como o Dia do Trabalho (sexta-feira) e a Independência do Brasil (segunda-feira), outras datas podem ser estendidas com algum planejamento.
Organize sua agenda e comece a planejar suas viagens com a lista completa dos feriados e pontos facultativos que vão movimentar o ano. Confira as datas e os dias da semana de cada uma delas:
1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)
18 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira): Tiradentes
1º de maio (sexta-feira): Dia Mundial do Trabalho
4 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira): Finados
15 de novembro (domingo): Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira): Natal
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra passou a ser feriado nacional a partir de 2024, conforme lei sancionada em 2023, garantindo mais uma oportunidade de fim de semana prolongado em novembro, quando a data não cai em sábado ou domingo.
Além das datas nacionais, é importante ficar atento aos feriados estaduais e municipais, como aniversários das cidades e dias de padroeiros, que podem criar outras oportunidades de descanso ao longo do ano. Consultar o calendário local é fundamental para um planejamento completo.










