Batizada de “Gás do Povo”, proposta é vista como potencial vitrine para final de mandato.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (04), em Minas Gerais, o programa “Gás do Povo”. A proposta, que amplia o atual Auxílio Gás, deve beneficiar 15,5 milhões de famílias e tem um custo previsto de R$ 5 bilhões em 2026.
O lançamento será no Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, capital mineira. Também participam do evento o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é de Minas Gerais. A pasta foi responsável pela elaboração do novo programa.
Batizado de “Gás do Povo”, o programa vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) e pretende ampliar o atual Auxílio Gás, com uma nova modalidade do auxílio, direcionada para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda igual ou inferior a meio salário mínimo.
Segundo o ministro Alexandre Silveira, o programa visa distribuir o gás de cozinha de forma “desburocratizada e simplificada”, o que inclui ampliar postos de revenda.
“Nós vamos deixar o Auxílio Gás que hoje contempla apenas 5,4 milhões de famílias, para distribuir de forma desburocratizada e simplificada nos 58 mil postos de revenda no Brasil afora”, disse Silveira em entrevista recente ao Voz do Brasil, do Canal Gov
Todos os postos de distribuição de gás, informou o ministro, serão identificados com o nome do programa. Dessa forma, os contemplados deverão se dirigir até eles munidos do cartão da Caixa Econômica Federal, com o cartão do Bolsa Família, com o vale que poderá ser retirado em todas as lotéricas do país ou com o aplicativo da Caixa.
Além dos postos de revenda, o governo estuda retomar com as “gaiolas” nos postos para facilitar a distribuição do botijão.
A ideia do governo é que o programa comece a operar em novembro. O nome também foi ajustado. Anteriormente, a ideia era batizá-lo de “Gás pra Todos”. Atualmente, o governo já conta com o Auxílio Gás, que diminui o valor do botijão para famílias de baixa renda.
Neste novo desenho, o governo vai distribuir vouchers aos contemplados pela medida, como forma de reduzir as chances de a verba do programa ser utilizada para outro fim.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.