
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe econômica do governo Lula vem realizando estudos sobre o financiamento do transporte público urbano no Brasil. Entre elas, estaria a possibilidade de adotar ideias para zerar a tarifa do transporte coletivo.
Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, nesta terça-feira (7/10), Haddad disse que o pedido partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós sabemos que transporte público no Brasil, sobretudo urbano, é uma questão importante para o trabalhador. Nesse momento, nós estamos fazendo uma radiografia do setor a pedido do presidente. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor”, declarou Haddad.
Haddad admitiu que a pauta tem um “apelo social muito forte” e apontou que os estudos da fazenda analisam questões como o custo total do setor, os aportes feitos pelo poder público e pelas empresas e quanto sai do bolso do trabalhador, além de eventuais gargalos tecnológicos e oportunidades que podem ser aproveitadas.









