Brasil

Governo Lula estuda mudanças em multa do FGTS e seguro-desemprego; entenda

O governo federal estuda uma proposta, no âmbito dos anúncios para revisão de gastos, para alterar a forma como é cobrada a multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e no Seguro-Desemprego. Oficialmente, o governo ainda não detalhou as medidas. Nesta quarta-feira (16), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adiantou que os temas ainda estão em debate interno.

A revisão dos gastos públicos tem sido coordenada pela ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Uma das medidas já anunciadas é a possível limitação dos supersalários no serviço público – ganhos dos servidores acima do teto constitucional previsto, que é de R$ 46.366,19 a partir de 2025.

Ministro da Fazenda Fernando Haddad (FOTO), durante reunião no palácio do Planalto – Pedro Ladeira/Folhapress

Segundo a ministra Tebet, ao todo são mais de 30 medidas em análise, sem que necessariamente todas sejam apresentadas ao mesmo tempo. Segundo ela, a decisão sobre os anúncios e a implementação das medidas ainda depende da palavra final do do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Questionado sobre os cortes de gastos nesta quarta-feira (16), o ministro Haddad afirmou que o governo ainda precisa conversar internamente e se alinhar com as partes envolvidas antes de ter, de fato, uma novidade. “O modelo está avançado, nós estamos com um desenho, não é pacote, não é nada disso, é um desenho de propostas consistentes para que o arcabouço fiscal tenha vida longa”, disse o ministro, sem dar mais detalhes.

Segundo o Jornal O Globo, uma das opções avaliadas é usar parte da multa de 40% paga pelo empregador em relação ao FGTS para “financiar” o seguro-desemprego. Nesse sentido, o governo gastaria menos com o benefício para os desempregados.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Helicóptero com 4 pessoas cai na Grande SP. Piloto e criança sobrevivem

Um helicóptero caiu na caiu na noite de quinta-feira (16), no Morro do Tico-Tico, nas…

4 horas ago

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira(17)

Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo…

4 horas ago

Deputados bolsonaristas pedem a Donald Trump suspensão do visto americano de Alexandre de Moraes

Deputados da base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irão pedir ao presidente eleito…

4 horas ago

Reforma Tributária: Carnes, pão francês: veja produtos isentos de impostos na cesta básica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (16/1), o projeto de…

15 horas ago

Técnico de enfermagem é preso suspeito de roubar corrente de paciente avaliado em R$5 mil

Um técnico de enfermagem foi preso após ser acusado de roubar uma corrente de ouro…

16 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento para mais de 31 novos municípios de PE; veja como ter acesso a medicamentos gratuitos

O Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é complementar a oferta de medicamentos por…

17 horas ago

This website uses cookies.