
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) investiga a morte de uma menina de 1 ano em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. A suspeita é que ela tenha sido infectada por uma ameba “Naegleria fowleri”, em um caso super raro, que causou uma doença chamada de “meningoencefalite”.
“E provoca essa sintomatologia neurológica, às vezes muito rápido. E como é extremamente rara, normalmente os profissionais de saúde têm dificuldade de suspeitar de que se trata de um caso produzido por um germe tão raro”, reforçou Tanta.
O secretário executivo disse ainda que, no Brasil, não há casos oficiais registrados — apenas relatos. No mundo, os casos são de pacientes infectados após banhos em lagos, lagoas e outros corpos d’água. No caso de Caucaia, a suspeita é que a criança foi infectada durante um banho em casa.









