A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, não descarta a possibilidade de realização de um novo Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em 2025. Segundo ela, vai depender da análise de vagas disponíveis e da aprovação do orçamento.
Esther falou sobre o assunto, durante divulgação do balanço do primeiro CNU realizado no Brasil. As provas foram aplicadas neste domingo (18) em mais de 3,5 mil locais espalhados por 228 cidades do país. A taxa de abstenção ficou acima de 50%, segundo a ministra.
“Para saber se terá [um CNU] em 2025, é preciso analisar os dados, pois é uma questão de vagas que teremos disponíveis no ano que vem e depende, também, do orçamento, da previsão para novos concursos. Até agora, posso afirmar que estamos muito felizes e com vontade de realizar um novo. Estamos com um boa expectativa, mas essa decisão só vai sair no final deste ano e início do próximo”, explicou Dweck.
O que a ministra consegue adiantar é que existem órgãos federais com grande necessidade de contratação e que não vão conseguir esperar até o próximo ano para promover certames. Esses casos, segundo ela, vão fazer concursos independentes, fora do CNU.
Dweck foi questionada, ainda, se o corte de gastos anunciado pelo governo federal poderia inviabilizar a realização de um novo CNU. A ministra respondeu que não e que vai depender, na verdade, de como o orçamento do próximo ano será aprovado, destaca reportagem do Metrópoles.