(Foto: Lia de Paula/Agência Senado)
O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda acabar com a obrigatoriedade de autoescola para os interessados em obter a carteira de motorista. A declaração foi dada ao jornal Folha de São Paulo.
De acordo com o ministro, o objetivo da medida é reduzir o custo e as exigências para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Ministério dos Transportes já finalizou o texto da proposta e será levada ao presidente Lula para ser aprovada.
Renan Filho disse ainda que as aulas de formação de condutores podem passar a ser facultativas, permitindo que o candidato possa aprender a dirigir de outras formas, não tendo que cumprir uma carga horária mínima nas autoescolas. No entanto, ainda será necessário o candidato ser aprovado nos exames técnico e prático para ter a carteira de motorista.
“O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova. A autoescola vai permanecer, mas ao invés de ser obrigatória, ela pode ser facultativa”, disse o ministro.
Ainda segundo Renan Filho, atualmente, é preciso desembolsar entre R$ 3.000 a R$ 4.000 para tirar a carteira de motorista no Brasil. Pelos seus cálculos da pasta, a medida pode reduzir em mais de 80% esse custo da CNH.
“É caro, trabalhoso e demorado. São coisas que impedem as pessoas de ter carteira de habilitação”, disse.
O ministro garantiu que as mudanças não precisarão passar pelo Congresso, bastando um ato do Executivo. A obrigatoriedade de autoescola para tirar a carteira de motorista está presente em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Pelo programa, o candidato vai passar por um processo de aprendizagem regulamentado, como existe atualmente, mas com menos obrigações, como a do cidadão poder decidir quantas horas de aula precisa, além de poder escolher uma autoescola ou contratar um instrutor autônomo credenciado, que não precisa estar vinculado a uma empresa.
O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…
Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
This website uses cookies.