Brasil

Governo entra em semana decisiva contra tarifaço de Trump de 50 % e deve finalizar plano de contingência

Com a entrada em vigor das novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para esta sexta-feira (1º), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta uma semana decisiva. Sem avanços nas tentativas de diálogo com a gestão do líder estadunidense, o Planalto concentra esforços na finalização de um plano de contingência para conter os impactos econômicos, de acordo com o jornal O Globo. A medida deve incluir linhas de crédito com juros subsidiados, compras públicas de estoques encalhados e um fundo privado emergencial, com foco na preservação de empregos.

Embora o vice-presidente Geraldo Alckmin tenha conversado recentemente com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, o governo brasileiro ainda não conseguiu abrir um canal direto de negociação com Washington. Segundo fontes do Planalto ouvidas pelo jornal, não há previsão de contato entre Lula e Trump nos próximos dias. O presidente deve receber ainda esta semana a versão final do plano de resposta, enquanto o Itamaraty prepara um dossiê diplomático sobre as possibilidades de mediação internacional.

Em paralelo às medidas econômicas, o Brasil denunciou as tarifas na Organização Mundial do Comércio (OMC), acusando os Estados Unidos de violar a soberania econômica do país. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influencer Paulo Figueiredo, estariam dificultando as tratativas com os EUA. “Saiam do caminho, vocês perderam a eleição. Deixem o governo trabalhar”, declarou Haddad em entrevista à Rádio Itatiaia.

Estima-se que mais de 10 mil empresas brasileiras sejam diretamente afetadas pelo tarifaço, que atinge setores industrializados, agrícolas e minerais, especialmente os pequenos exportadores, com menor capacidade de adaptação. De acordo com o jornal, nos bastidores, o temor é que a medida prejudique severamente a logística entre Brasil e EUA, com reflexos diretos em portos, aeroportos e cadeias de abastecimento. Lula já sinalizou que poderá adotar medidas de reciprocidade, mas qualquer resposta oficial só será anunciada após a efetivação das tarifas.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

18 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

23 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

23 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

23 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

24 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

1 dia ago

This website uses cookies.