O governo do Canadá mandou fechar a TikTok Technology Canada, Inc., filial canadense do TikTok, na última quarta-feira (6). O “banimento” só vale para o escritório da empresa e não afeta o uso do aplicativo no país.
“O governo não está bloqueando o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de mídia social é uma escolha pessoal”, disse o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria canadense, François-Philippe Champagne.
Segundo comunicado do governo canadense, a decisão é resultado de um processo de revisão de segurança nacional de várias etapas”, foi feita com base na Investment Canada Act (lei sobre investimento estrangeiro no país) e está relacionada aos riscos à segurança nacional ligados à chinesa ByteDance, proprietária do TikTok.
“Embora o Canadá continue a acolher o investimento estrangeiro direto, o governo agirá decisivamente quando os investimentos ameaçarem nossa segurança nacional”, concluiu o Ministro canadense em comunicado à imprensa.
Em resposta, o TikTok disse que vai contestar a ordem no tribunal e que a decisão vai “destruir centenas de empregos locais bem pagos” no país.