
Motoristas e auxiliares de vans do programa PE Conduz participaram, neste domingo (13), de uma capacitação voltada para atendimento pré-hospitalar, em Recife. A atividade continua no próximo domingo (20), com uma segunda aula prática. A formação, que ocorre anualmente, busca preparar a equipe do programa para agir com rapidez, cuidado e segurança em casos de emergência durante os trajetos, assegurando um transporte mais qualificado e humanizado para as pessoas com deficiência atendidas em todo o Estado.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), para fortalecer a qualidade dos atendimentos do PE Conduz — um programa que garante transporte porta a porta para pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, em tratamento de saúde e também em atividades de lazer.
A capacitação é ministrada pelo bombeiro civil e técnico em segurança do trabalho, Daniel Santos, que reforçou a importância da formação. “É fundamental que esses profissionais saibam agir com rapidez em situações emergenciais. Muitas vezes, o primeiro atendimento salva vidas. E o diferencial do PE Conduz é justamente esse cuidado em preparar a equipe para lidar com as necessidades específicas dos usuários”, afirmou.
O PE Conduz é uma política pública que integra saúde, cidadania e inclusão. Através da SEAD, o programa fortalece a presença do Estado na vida das pessoas com deficiência, promovendo mobilidade com dignidade e respeito, como parte de uma gestão que valoriza quem mais precisa.












