Logo Folha de São Paulo
Brasil

Governo criará canal direto via WhatsApp com empreendedores do MEI para estimular crédito, diz ministro

Márcio França, da pasta do Empreendedorismo, reconhece que categoria está "brava" com o governo

Em | Da Redação com informações de Folha de São Paulo

Atualizado em

Governo criará canal direto via WhatsApp com empreendedores do MEI para estimular crédito, diz ministro
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, no Palácio do Planalto. Brasília – DF.Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma canal direto, via WhatsApp, com os MEI (Microempreendedores Individuais), profissionais autônomos que formalizam seu negócio. Será criado também um aplicativo para divulgar informações sobre o novo crédito com garantia do governo voltado para esse público e para as empresas com faturamento anual até R$ 360 mil.

O aplicativo terá uma avaliação (nota de rating) dos empreendedores para facilitar a concessão do crédito. O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, disse à Folha que esse é um grupo de brasileiros que as pesquisas mostram que está “bravo” porque acha que o governo só quer cobrar impostos e saber quanto eles usam de Pix .

“É um público desconfiado. Ele não rejeita o governo do Lula. Ele rejeita todos os governos, porque acha que o governo quer, na verdade, tributá-lo e mandar para ele um Darf [documento da Receita Federal para pagamento de tributos federais]”, diz França.

Segundo o ministro, existem hoje cerca de 17 milhões de MEIs, que junto com as empresas do Simples, representam 99% dos CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do Brasil.

A inspiração para criar o canal direto no WhatsApp veio do atual prefeito de Recife, João Campos (PSB). O pernambucano, reeleito no primeiro turno das últimas eleições de 2024 com 78,11% dos votos, criou o “Receba Zap”, que permite uma comunicação direta com o cidadão que se cadastrou no WathsApp da prefeitura.

Na segunda metade do seu mandato, Lula quer se aproximar dos empreendedores e já cobrou em reunião ministerial foco dos seus ministros nesse público, que está insatisfeito.

Deixe sua opinião