O Ministério de Minas e Energia estuda a possibilidade de voltar a adotar o horário de verão no Brasil. A medida seria uma forma de evitar um racionamento de energia, atualmente tida como uma resposta à seca extrema que atinge o país. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
Além da discussão sobre a volta do horário de verão, o governo federal já havia ampliado autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás no Brasil. No entanto, ainda não há previsão de quando isso seria feito ou se será de fato necessário.
O horário de verão foi extinto em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A retomada da medida começou a ser pensada por conta da forte seca de 2023, mas foi descartada pelo governo Lula.
À época, técnicos do Ministério de Minas e Energia entenderam o nível dos reservatórios hídricos brasileiros estavam altos, mesmo com o cenário de seca. Mas, para esse ano, integrantes do governo dizem reservadamente que a situação dos reservatórios ainda não é tão grave quanto em crises históricas.