O Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira (29), o edital da licitação que irá contratar as obras de conclusão da Barragem Gatos, localizada no município de Lagoa dos Gatos, no Agreste. A obra foi paralisada em 2014.
Com capacidade de acumulação de 5,93 milhões m³, o equipamento será contratado pelo custo máximo de R$ 46 milhões – valor alocado junto ao Governo Federal, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A barragem terá finalidade principal de contenção de cheias no riacho Gatos, na bacia do Rio Una, beneficiando a população de Belém de Maria, Água Preta, Palmares e Barreiros.
Após finalizada a licitação, quando assinada a ordem de serviço, a obra, estando 20% executada, tem prazo de conclusão de 12 meses.
“Pernambuco espera há muito tempo a conclusão do cinturão de barragens da Mata Sul. Nosso governo cumpriu o pactuado para esse ano e colocou duas licitações na rua, Gatos e Panelas II”, afirmou.
Chuvas no interior
Em 2010, o estado de Pernambuco foi atingido por fortes chuvas, que causaram o transbordamento de rios e a inundação de cidades inteiras, especialmente na Zona da Mata Sul.
Na ocasião, foram planejadas as construções de cinco barragens, que compõem o sistema de contenção de cheias da bacia dos Rios Una e Sirinhaém. De lá para cá, apenas um dos cinco reservatórios foi concluído, no ano de 2017 – a Barragem Serro Azul, localizada no município de Palmares. Os quatro restantes foram iniciados, mas deixados inconclusos, em diferentes estágios das obras.
“Mesmo estando só Serro Azul em operação, pudemos registrar redução de 40% nos efeitos das chuvas intensas registradas na região, desde sua inauguração até aqui – o que só confirma a eficácia do projeto” apontou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.