Na noite dessa segunda (1º), a governadora Raquel Lyra prometeu destinar R$ 105 milhões para os presídios de Pernambuco até o fim do ano. O anúncio foi feito após a reunião do Juntos pela Segurança com o secretário nacional de Políticas do Ministério da Justiça, André Garcia.
A governadora mencionou que o planejamento prevê o aumento de vagas no sistema prisional. A gestora ainda destacou que já vem investindo no reforço da Segurança Pública através de concursos e antecipou que o certame da Polícia Científica será publicado ainda neste ano.
“A equipe técnica do Ministério da Justiça esteve desde o primeiro momento do nosso governo à disposição para que a gente pudesse redesenhar o sistema penitenciário em Pernambuco. E temos feito ações para essas melhorias, como foi o caso da criação da Administração Penitenciária e Ressocialização para dar foco e planejamento à gestão do sistema penitenciário, o que é fundamental para reduzir a criminalidade no Estado”, disse Raquel.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pontuou que o investimento vai ajudar a desarticular grupos criminosos e impedir novos delitos dentro dos presídios.
Presídios equipados
O secretário nacional de Políticas Penais destacou a vinda a Pernambuco e vai propor um trabalho integrado, com a disponibilização de tecnologia nas penitenciárias do estado.
“Viemos aqui atender ao convite da governadora Raquel Lyra. Conhecemos o programa Juntos pela Segurança e aproveitamos para reforçar a parceria e o compromisso do Governo Federal com o Estado de Pernambuco. Vamos trabalhar juntos, disponibilizando o que for possível de equipamentos que possam garantir a segurança pública e tudo que envolve a segurança do sistema penitenciário para a sociedade pernambucana, como aparelhos de raio-x, bodycams e câmeras de videomonitoramento”, afirmou André Garcia.
Também participaram a vice-governadora Priscila Krause; o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques; o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Alves, além de outros representantes da segurança pública do Estado.