Pernambuco

Governadora Raquel Lyra comemora Pernambuco no 1º lugar na geração de empregos do Nordeste em novembro

Governadora Raquel Lyra comemora Pernambuco no 1º lugar na geração de empregos do Nordeste em novembro

Em | Da Redação

Atualizado em

Governadora Raquel Lyra comemora Pernambuco no 1º lugar na geração de empregos do Nordeste em novembro
Governadora Raquel Lyra comemora Pernambuco no 1º lugar na geração de empregos do Nordeste em novembro

Pernambuco foi o estado do Nordeste que mais criou vagas formais de emprego em novembro de 2023. Segundo as estatísticas formais do Novo Caged, divulgadas no início da tarde dessa quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e da Emprego, entre admissões e desligamentos, foram 7.664 vagas abertas.

Desde maio, há mais admissões que demissões em Pernambuco, tornando novembro o sétimo mês consecutivo de cenário positivo no Estado, que, pelo quarto mês seguido, é líder na criação de vagas na região Nordeste.

Ainda no mês de novembro, Pernambuco ocupou a 5ª posição entre os 27 entes estaduais da federação brasileira na criação de vagas formais de empregos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. No acumulado do ano, enquanto isso, ficou em 9º lugar entre os 26 estados mais o Distrito Federal.

No mês passado, foram registradas 50.528 admissões e 42.864 desligamentos no Estado. Já em 2023 como um todo, o saldo acumulado de empregos com carteira assinada no território pernambucano somou 59.902 contratações.

Para a governadora Raquel Lyra, os dados são animadores: “Vamos iniciar 2024 com esse resultado que demonstra a liderança de Pernambuco no Nordeste brasileiro na criação de emprego, o instrumento mais transformador e inclusivo que existe no sentido de garantir menos desigualdade social, mais oportunidade e renda. Quando assumimos, esse era um dos maiores desafios e continua sendo, pois o trabalho está só começando. Chegamos aqui com sessenta mil empregos criados num ano muito desafiador, onde arrumamos a casa para fazer as transformações que nosso Estado precisa. O resultado do Caged aponta que a mudança já está acontecendo”, registrou.

Em novembro, todos os setores da economia tiveram abertura de vagas em Pernambuco, exceto agropecuária (-1284). O melhor resultado foi o do comércio (4.417), seguido de serviços (2.851), indústria (1.091) e construção civil (589). Já no acumulado do ano, o resultado de serviços teve o maior destaque, com 35.558 de saldo positivo, seguido do comércio (12.213) e da indústria (5.553).

A secretária interina de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Cristiane Andrade, afirmou que “Pernambuco, mais uma vez, vem apresentando crescimento com relação à geração de novos postos de trabalho”.

Para ela, “ser líder no Nordeste mais uma vez mostra que o governo da mudança vem com a estratégia adequada, com o olhar correto para que se gerem novas oportunidades, crescimento econômico, e, consequentemente, dignidade para a população pernambucana. Estamos muito felizes com o resultado e na certeza de que este é o caminho certo”.

Deixe sua opinião