Após a definição da lista tríplice pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta terça-feira (7), a governadora Raquel Lyra anunciou o nome do promotor José Paulo Cavalcanti Xavier Filho como novo procurador-geral de Justiça do MPPE.
O novo procurador-geral assumirá o cargo durante o biênio 2025-2027 assumirá a liderança do MPPE, substituindo Marcos Antônio Matos de Carvalho, que deixará a função para ocupar uma cadeira como desembargador no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com posse marcada para esta quarta-feira (8).
José Paulo Cavalcanti Xavier Filho tem 25 anos de carreira no MPPE, quando iniciou seu trabalho na Promotoria de Justiça de Ouricuri. Ao longo das atividades, ele também foi titular de Promotorias de Justiça em Lagoa dos Gatos, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Recife. Até o momento, o gestor era titular da 39ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Infância e Juventude), encontrando-se no exercício da função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça desde novembro de 2022.
“Recebo com muita alegria e gratidão o resultado da eleição pela classe e a decisão da governadora do Estado pela minha nomeação como Procurador Geral de Justiça de Pernambuco. Agradeço toda a confiança depositada por parte de todos e todas, ao mesmo tempo que ratifico meu compromisso e a responsabilidade no cumprimento dos objetivos e atribuições do Ministério Público, especialmente no combate ao crime organizado e na defesa dos interesses sociais, sobretudo na garantia do direito à educação, saúde, habitação, alimentação e outros tão necessários”, afirmou José Paulo Cavalcanti Xavier Filho.
Segundo o novo PGJ escolhido para o MPPE, durante o biênio 2025-207 serão fortalecidas as ações do Grupo de Atuação Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO) e expandi